sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Grandes Histórias: Ballet Nacional do Canadá

Foto: Reprodução / Vacay


Fundada em 1951, o Ballet Nacional do Canadá é uma companhia que, historicamente, passou por diversos ajustes, mas mesmo assim conseguiu se manter como referência para a dança clássica e contemporânea. A sua fundadora, Celia Franca, ficou a frente da companhia por 23 anos e deixou uma marca com suas raízes no classicismo do balé, mas com um compromisso de abraçar a evolução contemporânea.

Rudolf Nureyev e Karen Kain, durante apresentação em 1973
Foto: Reprodução /Canadian Music Hall


Ao longo dos primeiros anos, a companhia teve oscilações financeiras. Tudo começou com cerca de 30 bailarinos e cresceu no final de 1980 para mais de 70, mas em 1996, devido a falta de recursos, o grupo foi reduzido para menos de 50 integrantes.

A temporada do Ballet Nacional do Canadá ainda é definida por grandes produções clássicas que são muito populares no país,  como Giselle , La Fille Mal gardée , Coppélia , O Lago dos Cisnes , A Bela Adormecida , Don Quixote e O Quebra-Nozes. Além disso também apresenta obras originais dos coreógrafos Michel Fokine, George Balanchine, Frederick Ashton, Antony Tudor, Jerome Robbins, John Cranko, Kenneth MacMillan, William Forsythe, John Neumeier e Glen Tetley.

A atual diretora artística da companhia, Karen Kain
Foto: Reprodução / The Star

Além de Franca, grandes nomes da dança desempenharam um papel significativo no desenvolvimento da companhia. Rudolf Nureyev, que pela primeira vez dançou com a BNC em 1965, retornou em 1972 para encenar sua versão de A Bela Adormecida e é amplamente creditado por ter elevado os padrões de desempenho do grupo, além de promover as carreiras de bailarinos como Karen Kain , Frank Augustyn e Veronica Tennant , e reforçar o prestígio internacional da companhia. Alexander Grant (diretor artístico de 1976-1983) ampliou a temporada de apresentações, desenvolveu muitos dançarinos jovens, deu oportunidades para coreógrafos canadenses, e enriqueceu significativamente o repertório com as obras de seu mentor Frederick Ashton e outros coreógrafos de renome. Atualmente, quem está a frente da companhia é a bailarina Karen Kain.

Em 2006, o sonho de ter uma sede própria em Toronto foi finalmente realizado com a implementação do Four Seasons Centre for the Performing Arts . É o lar permanente do BNC e a sua abertura foi com a encenação da versão de Nureyev para A Bela Adormecida. E desde então, o Ballet Nacional do Canadá continua sendo a maior e mais influente companhia de dança do Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário