quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tipos de pés


 
Existem dançarinos de todos os tamanhos e formas, assim como os seus pés. O formato dos pés é considerado, por muitos, um fator determinante para a dança. As variações no tipo de pé têm dois fatores distintivos: o arco, e o comprimento dos dedos.
Com arcos, existem dois extremos: de alta e baixa (pés chatos).  Para o comprimento do dedo do pé, há três configurações diferentes: grega, egípcia e romana. Então, confira qual tipo de pé você possui, e os desafios que os acompanham.  




Arco do pé
O arco é a curva sob o pé, entre o calcanhar e antepé.

Arco do pé alto- Este tipo de pé tem um ponto bem curvado. No entanto, o seu meio é rígido, e não é fácil absorver o choque ao executar saltos. O fortalecimento dos pequenos músculos do seu pé é fundamental para evitar lesões. Especialistas recomendam pegar bolinhas de gude com os dedos dos pés ou colocar uma toalha no chão e ir amassando-a para si.
Arco do pé baixo- Pés planos impulsionam os músculos que suportam o arco, o que provoca pressão sobre o interior do pé e joelho. Muitas vezes, esse tipo de pé tende a cansar facilmente. No entanto, eles podem absorver choques melhor do que os curvados. Para ter um melhor rendimento nas aulas, o dançarino deve fortalecer os músculos da região. Mas, o importante mesmo é se concentrar no fortalecimento do núcleo, reduzindo o estresse sobre a parte interna do pé.



 Tipos de pé
Pé grego

O pé grego é aquele em que o 2º dedo é mais comprido que o 1º e os restantes vão diminuindo em relação a ele, fazendo com que o pé seja menos estável em relevé. Dançarinos  com esse tipo, tendem a mudar seu peso para a parte interna do pé, o que pode levar a lesões.

Pé egípcio
No formato do pé egípcio, o maior é o 1º dedo e os seguintes vão diminuindo progressivamente, o que coloca uma pressão indevida sobre essa área. Isto pode limitar a amplitude de movimento ou contribuir para uma artrite das articulações.

Pé Romano
Esse tipo, também chamado de pé quadrado, o 1º e o 2º dedo têm o mesmo comprimento e vai diminuindo progressivamente ou ainda pode ter todos os dedos do mesmo tamanho. Por possuir essa caracteristica, esse tipo de pé dá ao dançarino uma ampla base e apoio, especialmente no relevé.

 
Cada tipo de pé possui vantagens e desvantagens.  Ao ler esse artigo você pode ter identificado que se encaixa em um ou dois tipos. Você não pode mudar o seu arco ou tipo de pé, mas você pode otimizar a sua função. Para as aulas de balé, jazz, dança contemporânea e sapateado evite sapatilhas apertadas e saltos altos que restringem severamente os dedos dos pés. Sempre que você sentir necessidade, use espaçadores e ponteiras, assim você conseguirá empregar boa técnica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário