quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cãibras musculares


 
Quando nos esforçamos demais, às vezes sentimos fisgadas em um músculo, que podem ser fortes e doloridas a ponto de interromper o exercício.  Essa dor é a cãibra, derivada de contrações musculares involuntárias, que podem ser causadas por desidratação, falta de sais minerais como potássio e sódio ou simplesmente fadiga. Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãibra, falta energia suficiente para relaxá-lo, e o músculo entra em contração prolongada.

Ao sentir cãibra, alongue e faça massagem no local
 
Durante a atividade física, não existe nenhum alimento ou suplemento milagroso que vai eliminar as cãibras instantaneamente.  Ao primeiro sinal da contração muscular, interrompa o exercício. Alongue e massageie o local afetado. Para se alongar durante uma cãibra é necessário puxar as fibras musculares no sentido oposto ao das contrações.  E a massagem gera calor, aumentando a irrigação e a circulação do sangue, acelerando a recuperação.

 
Os músculos mais sujeitos a cãibras, e que por isso devem receber atenção redobrada no alongamento, são as panturrilhas, plantas dos pés e quadríceps. Não existe um tratamento específico para essas contrações. Para evitar as cãibras, é importante tomar cuidado com a alimentação, através de uma dieta rica em glicose, sais minerais e principalmente potássio, e manter os músculos sempre bem alongados.
Outra dica é se preparar bem para atividades mais exigentes: comer, beber água o suficiente para suportar a carga extra do exercício e procurar respirar profunda e coordenadamente durante os treinos. Chegue mais cedo aos ensaios e alongue-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário