quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Evitando as dores depois de dançar


 

Com o número de horas de treino aumentado devido à aproximação do espetáculo de final de ano, algumas dores musculares podem surgir. Muitas pessoas acham que essas dores são um bom sinal e é sinônimo de treino bem sucedido. Após um ensaio intenso, a dor que aparece nos músculos que são menos trabalhados é consequência, porém se o desconforto for algo que atrapalhe a sua rotina, você deve prestar bastante atenção nela. Geralmente, essa sensação de dor aparece horas depois do exercício em resposta ao treino intenso, sem um bom aquecimento e alongamento.
Com o excesso de exercício, ou a falta de prática, lesões são criadas nas fibras musculares. Estas microlesões avisam ao sistema imunológico que glóbulos brancos devem ser liberados para que a fibra se recupere.

Para minimizar essas dores, daremos algumas dicas para vocês.

Alongamentos
 Para evitar o desconforto após às aulas e ensaios, faça um bom alongamento antes e depois do exercício. Esse “remédio” deve ser aplicado de forma suave e lenta, pois aumenta a circulação da região afetada e melhora a sua recuperação.


Alimentação

Procure se alimentar bem. Coma frutas e esteja sempre bem hidratado. Não deixe de beber água, ou até mesmo sucos ou água de coco. Com uma alimentação balanceada, os seus músculos serão fortes o suficiente e evitará a quebra de fibras, o que causam lesões.
DescansoDurante o ensaio faça pausas entre uma coreografia e outra. Elas são essenciais para restaurar a frequência cardíaca e o organismo se recuperar. Com os músculos cansados você pode ter câimbras, contratura muscular e, principalmente, as dores no dia seguinte. 


Gelo
Aplique gelo na região dolorida durante 10 minutos. A baixa temperatura alivia a sensação de dor, pois possui propriedades analgésicas e ajuda a diminuir a inflamação muscular.



Medicamentos
O uso de analgésicos e anti-inflamatórios deve ser feito se o gelo não conseguir sanar esse desconforto. Porém, apenas um profissional especializado pode indicar qual é o melhor medicamento para reduzir as dores musculares.   
Massagem
Massagear a região com dor pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, diminuída por causa da inflamação dos músculos. A massagem de forma lenta e leve favorece a sua recuperação. Porém, se durante a massagem a dor aumentar de forma insuportável, ou se ela durar por mais de 5 dias, você deve procurar um médico para aliviar o seu problema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário