quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Quando a dança invade a avenida


Carnaval! A última coisa que pensamos nesta época do ano é em dança clássica, pois, na nossa mente, a folia do momo é uma festa onde a música classicista não combina. Mas, com a criatividade dos nossos artistas brasileiros, tanto o clássico quanto o contemporâneo já invadiram os sambódromos e as avenidas durante a celebração.  
 
Uma das pioneiras foi a escola de samba Nenê de Vila Matilde que em 1986 transformou a comissão de frente em uma apresentação de balé clássico. Bailarinos representaram a “Dança dos Cosmos”, que encantou a todos e deu o terceiro lugar ao grupo.


Em 2010, a Mocidade Independente de Padre Miguel  invadiu a Marquês de Sapucaí com o enredo “Do Paraíso de Deus ao Paraíso da Loucura, Cada Um Sabe o que Procura”  falando do paraíso de Deus, do consumo e do Carnaval. Na comissão de frente um casal de bailarinos simbolizando Adão e Eva, mostraram a história bíblica da criação da humanidade através dos passos de dança.

 
Já no ano de 2011, os passos de samba e de balé clássico foram mesclados graças a homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche, ao centenário do Teatro Municipal. As comissões de frente da Escola foram coreografadas por bailarinos que dançaram obras como o "Lago dos Cisne" e "O Quebra Nozes". Uma ala com 60 bailarinas clássicas nas pontas dos pés, invadiu a avenida e reproduziu movimentos desses repertórios.

Unidos de Vila Maria
 
Nesse mesmo ano, a escola Unidos de Vila Maria, levou para a avenida o enredo “Teatro Amazonas, Manaus em Cena”. O desfile mostrou a arte erudita, como a ópera e o balé clássico, que melhor representa a nobreza do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. A tradicional ala das baianas foi um dos destaques, com a fantasia Lago dos Cisnes: muito brilho em azul e branco.

Consulado do Samba

A escola Consulado do Samba, de Florianópolis, mostrou as manifestações corporais do ser humano desde a idade pré-histórica através da dança. Os bailarinos da Escola de Ballet Bolshoi Brasil foram os responsáveis pela demonstração da arte nas pontas dos pés.
 

Mas não são apenas as escolas de samba que incorporam a dança em suas apresentações. Em 2011, a cantora de axé Daniela Mercury convidou a coreógrafa Débora Colker para dançar durante o carnaval baiano. A apresentação contou com a presença de 11 bailarinos que fizeram uma performance em cima do trio.

O bailarino Yan Chiochetta se apresentará
na avenida no carnaval carioca
E neste ano, o balé clássico invadirá a avenida novamente. A escola carioca Unidos de Vila Isabel apresentará o enredo "O maestro brasileiro está na terra de Noel. A partitura é azul e branco, da nossa Vila Isabel", uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky. O jovem bailarino catarinense Yan Chiochetta, de 17 anos, mostrará a importância da música clássica para a dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário