quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fatores que influenciam na flexibilidade



A flexibilidade pode ser desenvolvida em qualquer idade, para isso é necessário um treinamento apropriado. Quem inicia o balé já na fase adulta, acredita que é quase impossível fazer certos movimentos que exigem flexibilidade e falam que apenas crianças ou adolescentes são mais “molinhos” para executarem os passos. Essa afirmativa está um pouco equivocada. É verdade que na juventude as articulações são mais flexíveis, mas estudos comprovam que a redução da flexibilidade é caracterizada pela falta de exercícios de alongamento. Uma vez instalado, um encurtamento muscular limita a habilidade da fibra muscular em transmitir a energia mecânica com eficiência. Confira quais são os verdadeiros fatores que influenciam na flexibilidade.

*Hora do dia
Quando acordamos, a flexibilidade é reduzida. Ao passar das horas, ela é aumentada devido ao sol e diminui quando a noite chega.  Portanto a flexibilidade está diretamente relacionada ao nosso metabolismo.


*Gênero
Alguns estudos comprovam que mulheres são geneticamente mais flexíveis do que os homens por questões hormonais. Essa diferença só é notada após os sete anos de idade. Mas isso não quer dizer que os homens não possam desenvolver ótimos níveis de flexibilidade.

*Temperatura
O calor favorece a flexibilidade enquanto o frio a prejudica. Se a sua sala de aula tiver ar condicionado, ou se o tempo está muito frio, realize os exercícios de alongamento com itens que aqueçam o corpo. O frio resulta em péssimo rendimento e muita dor pós-atividade física.
*Idade x Treinamento
A idade já foi considerada por muitos especialistas como um fator determinante para a redução da flexibilidade. Todo o processo de envelhecimento pode ser retardado com a prática de exercícios. Bailarinos e outros atletas, por exemplo, contrariam essa afirmação ao manterem um corpo flexível em idades avançadas, graças a uma rotina de alongamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário