sexta-feira, 29 de maio de 2015

Evitando as queimaduras nos pés na Dança Contemporânea


Dançar com os pés descalços é uma característica na dança contemporânea. Os fundadores da modalidade escolheram se mover sem sapatilhas porque refletia valores fundamentais, como a conexão com o corpo e representação de emoções. Esse também foi um ato de desafio durante uma época em que era escandaloso para uma mulher mostrar os tornozelos, e muito menos seus pés nus.  Além disso, ter os pés livres fez a dança contemporânea se distinguir do balé.  

Atualmente, dançar com os pés descalços não é exatamente um ato de rebeldia, mas qualquer um que já tenha dançado sem sapatilhas sabe que há riscos de ter queimaduras. Então, se você é um dançarino de pés descalços (ou pretende ser), aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a cuidar de seus pés fantasticamente sem adornos.

Queimaduras
A dança contemporânea utiliza muito o chão como base para o seu trabalho. Além dos rolamentos, várias partes do corpo são arrastadas pelo piso das academias e palcos. Com isso, queimaduras nos tornozelos e pés dos dançarinos são comuns. Então é um pouco difícil tentar evitar esses ferimentos quando você não usa sapatilhas, mas é possível minimizar essas lesões. É importante saber que queimadura deve ser tratada com uma pomada específica e cobrir com um curativo para reduzir a chance de infecção e bactérias. Você pode aliviar a dor a ferida com água fria. Evite colocar gelo ou loções, pois a queimadura pode piorar.

Cuide dos seus pés com carinho
Não há dúvida de que a vida de bailarinos com os pés descalços é difícil.  Certifique-se de dar aos seus pés um cuidado constante, e não lembrar deles apenas quando ocorre alguma queimadura. Aqui estão três maneiras de prevenir lesões:

*Preste atenção em como o seu professor passa a técnica. Certamente as queimaduras não fazem mais parte da rotina dele. Observe o alinhamento dos pés e tornozelos durante cada sequencia. Isso ajuda a evitar que o atrito com o chão cause alguma lesão;

*Faça um check-in. Tire um tempo para olhar mais os seus pés diariamente e procurar eventuais problemas. Uma ótima maneira é durante uma massagem. Use as mãos para detectar ferimentos ou dores no seu companheiro de dança;
*Faça um “escalda-pés” utilizando hidratantes, principalmente se eles estão cansados ou doloridos depois de uma aula. Procure cremes com consistência mais densa, espessa e bastante oleosos. O ideal é optar pelos produtos que possuam lanolina ou vaselina em sua formula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário