sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PRIX DE LAUSANNE – SONHO DE TODOS


Irlan Silva 

No mundo da dança existem diversos festivais de dança competitivos e este tipo de evento atrai cada vez mais jovens bailarinos, que tentam se profissionalizar.

Aqui no Brasil nós temos o Festival de Dança de Joinville, que em 2019 vai para a sua 37ª edição, revelando diversos talentos e contribuindo de maneira eficaz na profissionalização deles.
Mas no mundo, existe um grande festival, onde apenas 80 bailarinos (do mundo todo) participam por ano, estamos falando do PRIX DE LAUSANNE.

Carolyne Galvão


UM POUCO DA HISTÓRIA
O Prix de Lausanne foi fundado em 1973 pelo industrial suíço Philippe Braunschweig e sua esposa Elvire. Philippe, embora não fosse dançarino, interessou-se por dança quando jovem. Sua esposa dançarina russa desenvolveu seu interesse ainda mais.
Os Braunschweigs criaram a competição depois de perceberem a falta de apoio financeiro para jovens estudantes de dança, particularmente aqueles de pequenas escolas regionais, que desejam frequentar programas de nível profissional.
Os Braunschweigs anunciaram sua renúncia no final do Prêmio em 1996. Em março de 1997, quando a competição chegou ao seu 25º aniversário, os filantropos entregaram a direção do Prix a um comitê executivo composto pelo Secretário de Estado suíço, Franz Blankart e um comitê artístico liderado por Jan Nuyts, que trabalhou com o Prix por muitos anos. O Sr. Charles Gebhard está encarregado das finanças e a Sra. Patricia Leroy lidera a organização atual. Os Braunschweigs permanecem disponíveis como consultores e conseguiram manter a missão original da competição.

Adhonay Silva 

ONDE ACONTECE O FESTIVAL?
O Prix é realizado anualmente durante um período de uma semana em janeiro, geralmente no Théâtre de Beaulieu em Lausanne . As dimensões do palco do Théâtre de Beaulieu são: 12 metros (39 pés) de largura × 14 metros (46 pés) de profundidade com uma inclinação 3,6%.
Ocasionalmente, a organização organizou as finais para outras localidades: Nova York em 1985, Tóquio em 1989 e Moscou em 1995, para acomodar os participantes.
Durante a competição, o teatro tem seus foyers e salas de conferência convertidas em estúdios de dança e áreas de observação. A área de backstage abriga escritórios, uma enfermaria e uma loja que vende roupas de dança, livros e vídeos. 


Mayara Magri

O BRASIL EM LAUSANNE
Desde sua criação em 1973, diversos brasileiros participaram do PRIX, e muitos chegaram a final e estão trabalhando em grandes Companhias do mundo.
1990 – Christiane Palha
1993 – Adriana Dias Duarte
1996 – Marcelo Gomes
2003 – Celisa Diuana
2008 – Marcela Paiva
2008 – Irlan Silva
2011 – Mayara Magri
2012 – Edson Barbosa
2013 – Leticia Dias Domingues
2013 – Adhonay Soares Silva
2017 – Denilson Almeida
2017 – Marina Fernandes da Costa Duarte
2018 – Carolyne Galvão



Mariana Fernandes

Fonte Texto - Wikpedia e Site do Prix de Lausanne
Fonte Fotos - Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário