sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A hierarquia de uma companhia de dança

Começamos 2014 com uma novidade. Semanalmente, adicionaremos um texto sobre uma companhia de dança de algum lugar do mundo.  Aqui serão apresentadas a história, integrantes que se destacaram, principais repertórios, entre outras curiosidades. São milhares de escolas que abrangem um leque de estilos que vão do contemporâneo ao balé e você vai conhecer um pouco mais sobre elas.

Neste primeiro post, vamos explicar como funciona uma companhia de dança.

As companhias de balé classificam seus bailarinos de forma hierárquica. Atualmente, a maioria adota um sistema de classificação neutra, com vários dançarinos principais. Confira cada nomenclatura e suas especificações.

PRIMEIRO BAILARINO
É o nível mais alto que um bailarino pode alcançar. Este executa os papéis principais nas apresentações da companhia.

Marianela Nunez e Thiago Soares são primeiros bailarinos do Royal Ballet


CORIFEUS
É aquele que dança no corpo de baile, mas pode também executar papéis de Solista. O Termo francês Choryphée provém do Grego e significa líder do Coro.

Ekaterina Shipulina é solista do Bolshoi Ballet

CORPO DE BAILE
É o grupo de bailarinos que dançam em conjunto nos espetáculos de uma companhia de dança.


Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante o repertório Giselle


ÉTOILE
Essa categoria é designada a uma bailarina considerada excepcionalmente talentosa, acima do padrão de outras artistas principais. O título é muito raramente utilizado. Hoje, ele tem um caráter simbólico, é comumente visto como uma honra e não um posto ativo. Ao ser nomeada Étoile, a artista é reconhecida por sua carreira notável.

Aurélie Dupont foi nomeada Étoile em 1998 pelo Paris Opera Ballet
ARTISTA CONVIDADO

São aqueles bailarinos que são contratados para dançar com outras companhias de balé de todo o mundo, normalmente executando o papel principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário