sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Grandes Companhias: Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro




Atual elenco do Ballet do Theatro Municipal

Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, abriga a mais importante companhia de balé do Brasil. O Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro nasceu quando a bailarina Maria Olenewa fundou, em 1927, a primeira escola de dança sediada na casa de espetáculos.

Maria Olenewa, fundadora da primeira escola
de balé do Rio de Janeiro


A argentina Olenewa era integrante da Companhia de Bailados de Leonide Massine e, com a experiência adquirida em Buenos Aires, decidiu separar a escola da companhia profissional. Mas foi apenas dez anos após a sua criação que o corpo de baile fez a sua primeira grande apresentação. Em 1937, Maria Olenewa estreou a Primeira Temporada Nacional de Bailados. 

Tatiana Leskova e a bailarina russa Tamara Toumanova


Após a passagem de Olenewa, outros grandes nomes assumiram a direção do Corpo de Baile. Vaslav Velchek dirigiu o grupo em 1939, Igor Schwezoff integrou a temporada de 1945 e de 1950 a 1957 foi a vez da bailarina e coreógrafa Tatiana Leskova. Mas foi apenas com a chegada de Eugenia Feodorova,  em 1958, que foi montado pela primeira vez na América do Sul, O Lago dos Cisnes completo.

Aulas do corpo de baile


Porém foi na década de 70 que os grandes repertórios foram apresentados.  Dennis Gray cria Prometeu, com música de Beethoven, em 1973; George Skibine, coreógrafo convidado, monta Daphnis e Chloé, O Pássaro de Fogo e Les Noces de Stravinsky; Oscar Araiz, em 1974, faz uma montagem moderna e muito pessoal de Romeu e Julieta de Prokofieff.

Corpo de Baile na década de 70


Em 1977, com a volta de Tatiana Leskova, o Corpo de baile muda de nome e passa a se chamar Ballet do Theatro Municipal. A partir daí a companhia fez grandes montagens como a Floresta Amazônica, de Villa-Lobos, O Quebra-Nozes, Don Quixote, La Fille Mal Gardée de Alexander Grand e ainda Giselle de Peter Wright, A Sagração da Primavera de Nijinski, Paixão de Deborah Colker, Paquita de Petipa , La Sylphide de Lacotte, e A Bela Adormecida na versão de J.Y. Lormeau.

Grandes nomes do balé nacional. Cecília Kerche, Ana Botafogo,
Paulo Rodrigues e Francisco Timbó

No Theatro Municipal, com arquitetura fundamentada nos moldes franceses, estiveram alguns dos maiores bailarinos da história. Ana Botafogo, Cecília Kerche, Claudia Mota, Francisco Timbó e Paulo Rodrigues, tornaram-se conhecidos por divulgar o nome da companhia e serem grandes estimuladores de um movimento de formação de público, artistas, professores e técnicos ligados à produção artística do balé por todo o país. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário