sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Grandes Companhias: Grupo Corpo

Foto: Reprodução / Blog Corpo/ José Luis Pederneiras


Criado em Belo Horizonte, no ano de 1975, o Grupo Corpo nasceu como uma empreitada familiar, onde seis irmãos fizeram da casa dos pais o núcleo criativo. Os irmãos Pederneiras conseguiram o êxito na dança contemporânea brasileira quando a modalidade ainda ensaiava os seus primeiros passos.

Os irmãos Paulo e Rodrigo Pederneiras.
Foto: Reprodução / Veja


Após três décadas, o Grupo Corpo possui em seu repertório 35 coreografias, mais de 2.200 récitas, dez balés em repertório e faz uma média de 70 récitas anuais, e é considerada uma das melhores e mais requisitadas companhias de dança do mundo. Suas criações já foram aplaudidas na Islândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Líbano, Itália, Cingapura, Holanda, Israel, França, Japão, Canadá e México.

O cantor Lenine ao lado dos irmãos Pederneiras
Foto: Reprodução / Blog Corpo/ José Luis Pederneiras


O grupo mineiro mantem em seu histórico musical a parceria com famosos compositores nacionais como João Bosco, Caetano Veloso, Lenine, Milton Nascimento e Tom Zé. Aliás, uma das características marcantes da companhia, são os movimentos genuinamente brasileiros, presentes no repertório dos irmãos Pederneiras, identificados nos movimento dos quadris.

Foto: Reprodução / Blog Corpo/ José Luis Pederneiras


A companhia é destaque por se dedicar integralmente à dança contemporânea, e conquistou o alto grau de qualidade que marca suas criações através da intensa atividade, percebida através do calendário recheado de apresentações e projetos futuros.




Além da agenda atribulada, o grupo tem tempo para se envolver em projetos sociais. Na capital de Minas Gerais abriga os projetos Escola de Dança Corpo e a ONG Corpo Cidadão. Esta ultima atende mais de 700 jovens da periferia que participam de oficinas de arte e cursos pré-profissionalizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário