quarta-feira, 19 de março de 2014

A importância da concentração durante a aula

Graças a concentração, a aluna Mayana Francisco conseguiu executar o passo durante a apresentação
Foto: Acervo Cubos Cultura e Artes

É comum ouvirmos falar que a dança está ligada ao compromisso com a excelência e perfeição. Por isso, a preocupação em não errar um movimento, é uma constante na vida do aluno. Muitos vivenciam um estado permanente de ansiedade frente à insegurança na execução de passos. Mas, além da aptidão física, o sucesso de um bailarino também é baseado na capacidade mental.

Para que haja um desenvolvimento das capacidades que necessitarem, e um fortalecimento das que já estiverem boas, a concentração durante a aula é extremamente importante na dança.

Durante as aulas, todos devem incorporar o exercício proposto pelo professor. Memorizar ações, gestos, sequencia de passos, prestar atenção no ritmo e nos aspectos espaciais, pensando verdadeiramente em cada movimento do seu corpo. Através dessas etapas, o aluno descobre como pode ser construído um passo e para isso, são necessárias inúmeras repetições e muita concentração. 

Independente da modalidade, o aluno precisa estar atento ao seu desempenho, à sincronia com o grupo, com a música, entre outros fatores. Algumas pessoas possuem dificuldade na memorização rápida das sequencias dadas em aula e isso, as vezes, atrapalha o rendimento. Para minimizar os erros, confira algumas dicas de como concentrar a sua mente durante os exercícios.

* Alimente-se bem! A falta de vitaminas pode atrapalhar a concentração. Coloque na sua dieta alimentos com Ômega 3 ou suplementos como óleo de Prímula e  de linhaça, que são ótimos para a saúde mental;

* Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

* Estude o glossário da dança. Saber os nomes dos passos ajuda a memorizar a sequencia e a executar os movimentos com mais segurança;

* Durante a demonstração do exercício, dada pelo professor, procure acompanha-lo;

* Evite conversar durante a aula;

* Desligue o telefone celular. Caso esteja esperando uma ligação urgente, deixe seu telefone na recepção e Aline irá passar o recado;

* Procure ter uma boa noite de sono. O cansaço causa distração;

* Se você está passando por um problema pessoal, use essa energia para a dança. Muitas vezes as emoções ajudam na hora da coreografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário