sexta-feira, 21 de março de 2014

Grandes Histórias: Cubos Companhia de Dança

Particular. Foto: Reprodução / Blog Cubos / Felipe Machado

Incentivados pela ascensão do cenário cultural sergipano, em março de 2007 nasceu a Cubos Companhia de Dança. Com a atuação que parte de uma filosofia de pesquisa e dedicação à montagem de espetáculos que contemplam as atividades do "intérprete criador", a companhia compõe uma nova forma estética para o vocabulário da dança no Estado.  

Brincando. Foto: Reprodução / Facebook Cubos  

Os quatro integrantes da Cubos, Julia Delmondes, Renata Mello, Rodolpho Sandes e Viviane Gonzaga,  procuram, a cada apresentação, estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizado pelo diálogo entre a tradição e a inovação. A partir desses pilares artísticos, foram criados os espetáculos As Quatro Estações de um Ser (2007), Brincando (2007), Multipleto (2008), Reverso (2009), Particular (2012) e o projeto Salas Abertas (2011), onde o público tem a oportunidade de participar do processo de criação dos artistas.

Multipleto. Foto: Reprodução / Blog Cubos / Vanessa Sandes

O grupo desenvolve hoje um repertório próprio, mesclando a dança contemporânea e o balé clássico. A parceria musical com artistas locais resulta numa linguagem própria e identitária da companhia e podem ser percebidas nos espetáculos “Reverso” e “Particular”.

Em sua trajetória, a Companhia já foi aplaudida pelo público de Belém (PA), Fernandópolis (SP), Recife (PE), São José do Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Votuporanga (SP) e nas cidades sergipanas de Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras.

Reverso. Foto: Reprodução / Blog Cubos / Lídia Marques
O reconhecimento de todo esse trabalho, veio através dos prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2008, 1º Lugar Festival Nacional de Dança de Aracaju, em 2009, Medalha de Mérito Cultural Tobias Barreto, dada em 2013 pelo Governo de Sergipe, 1º Lugar Dança São Cristóvão, em 2007 e “O Capital” de Melhor Produção dos últimos 05 anos, em 2011.

Em 2011, a Cubos resolve abrir uma sede própria. Hoje, o local carrega a proposta de contribuir para a formação de novos bailarinos, através de diferentes estilos e referências, com integração de elementos  que fazem da dança uma linguagem fundamental. 

Para saber mais sobre a Cubos Companhia de Dança, visite o blog clicando nesse link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário