terça-feira, 25 de março de 2014

Como a dança se comunica sem usar uma só palavra?

Giselle. Um dos balés de repertórios onde a mímica é marcante. Foto: Reprodução / NY Times

Na dança, é muito importante que as emoções do bailarino sejam compreendidas pelo público. Para ajudar que as pessoas entendam a história contada, a mímica é um elemento fundamental e é usada para transmitir mensagens nos espetáculos de dança, sem o uso das comunicações orais.  

Ao assistirmos um balé de repertório ou um espetáculo mais elaborado, percebemos que gestos e expressões faciais, que não se enquadram na técnica de dança, fazem parte da história. Eles são chamados de mímicas ou pantomima (nome de origem grega, em homenagem a musa Polímnia).

A mímica é considerada um dos primeiros meios de manifestação do ser humano.  Ao chegar a fase adulta, o homem faz bloqueios de ordem psicológica ou social, e acaba utilizando apenas a fala ou a escrita para se comunicar.

Exemplos de expressões usadas na dança. Foto: Reprodução / iSport


Esse tipo de dança interpretativa surgiu no final do século dezenove na França, onde o teatro e a dança estavam em decadência. Nesse período, a vaidade dos artistas e a estética dos figurinos eram colocadas em primeiro plano e, para conseguir se expressar com roupas apertadas, que impediam o movimento, os bailarinos se comunicavam através das expressões das mãos e do rosto, transformando a dança numa repetição de poses com um tronco paralisado.

É importante ressaltar que há uma diferença entre a pantomima e a linguagem dos sinais para surdos e mudos. O bailarino e uma pessoa com deficiência auditiva e da fala, se comunicam com códigos diferentes, e somente a linguagem de sinais é reconhecida pelas Nações Unidas como uma maneira de comunicação real e oficial.

No vídeo abaixo, os bailarinos Romany Pajdak e Erico Montes, demonstram uma cena de mímica do repertório Lago dos Cisnes. Nela, Odette conta para o príncipe que é a rainha de todos os cisnes e está presa naquele lago moribundo devido a um feitiço. Ela revela também que o encantamento será quebrado se ela se casar com um homem que demonstre fidelidade e amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário