quarta-feira, 26 de março de 2014

Movendo o esqueleto

Foto: Reprodução / Site Berkeley Side/ Herbert Migdoll 
O tecido ósseo é o mais rígido e resistente do corpo humano, que se adapta as variações de carga. Através de uma reestruturação continuada, a estrutura óssea é renovada a cada sete anos. Para que o esqueleto consiga resistir à força e à tração dos músculos, ele deve ser cuidado para se manter sólido e saudável.

A estrutura óssea é resistente como o aço e leve para que um movimento possa ser executado. Um bailarino possui um treinamento que utiliza exercícios de suporte de peso, fazendo com que os ossos trabalhem arduamente. O esforço de carga é realizado ao esticar e contrair os músculos, e os ossos longos atuam como alavancas aumentando a força gerada pela contração muscular.  

Os ossos se compõem de tecido conjuntivo (colágeno), sal, cálcio e de outros minerais fomando uma estrutura em alvéolos. Para manter a saúde da estrutura óssea, é necessária uma combinação de alimentação e exercícios. Ossos frágeis estão sujeitos a sofrer fraturas por queda ou por um esforço repetido sobre uma parte do corpo. 

Foto: Reprodução / Blog Cghub


Um corpo saudável deve ser rico em proteínas, vitamina A e cálcio. A falta desses elementos na dieta, acarreta numa deficiência dos aminoácidos necessários para a síntese de colágeno pelos osteoblastos, numa calcificação incompleta da matriz orgânica, afetando o crescimento da estrutura óssea do bailarino.  

O cálcio pode ser encontrado no leite, no salmão e nas sardinhas em conserva (se os consumirmos com as espinhas), no tofu, nos legumes com folhas verdes e nos feijões. Diariamente, as crianças devem absorver de 800 a 1200mg de cálcio por dia, os adolescentes e os adultos de 1200 a 1500 por dia.

A vitamina A é encontrada na carne de fígado, na cenoura, batata-doce, no espinafre, melão, brócolis e damasco. Já as proteínas podem ser ingeridas através da carne, ovos, arroz, aves, nozes e outros derivados do leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário