sexta-feira, 28 de março de 2014

Grandes Histórias: American Tap Dance Orchestra


Foto: Reprodução / New York Live Arts

O sapateado sempre teve força nos Estados Unidos. Até a década de 40, esse estilo de dança estava ritmando os musicais da Broadway, os filmes de Hollywood e os clubes de jazz. Porém, com a chegada da segunda guerra mundial, muitos dos principais integrantes do cenário cultural americano estavam em combate, fazendo com que o sapateado tivesse uma decadência.

Os criadores do ATDO: Holi Coles e Brenda Buffalino.
 Foto: Reprodução / Acervo ATDO


Durante os anos seguintes, as pessoas acreditavam que o sapateado morreria junto com os últimos artistas da “velha guarda”. Felizmente, nos anos 70, alguns sapateadores, entre eles Brenda Buffalino, se mobilizaram e reviveram a arte de sapatear. Posteriormente, em 1986, Brenda se juntou a Holi Coles e criou a American Tap Dance Orchestra, uma companhia caracterizada por sua interação rítmica direta entre os músicos e bailarinos. 

As aulas são gratuitas. Foto: Reprodução / Acervo ATDO


Situada na cidade de Nova York, a American Tap Dancer Orchestra é uma entidade sem fins lucrativos onde o sapateado é perpetuado como arte contemporânea, através de uma programação educativa e formal. Diferente de outras companhias de dança, a ATDO é focado na musicalidade, onde os pés dos dançarinos são usados ​​como instrumentos para simular uma orquestra através de suas performances.

Brenda, hoje com mais de 70 anos, durante performance.
Foto: Reprodução / Acervo ATDO

Criando camadas de ritmos, ponto e contrapontos, dialogando com os músicos, a ATDO já realizou diversos concertos internacionais e projetos de cinema e televisão, ganhando o prestigiado prêmio Flo-Bert Award pelo conjunto da sua obra.

Em 2002, a American Tap Dancer Orchestra mudou seu nome para a Fundação Americana Sapateado. Sob a direção de Tony Waag, a ATDO renovou a sua visão e se tornou uma casa internacional para os sapateadores de todo o mundo, onde o “Tap Dance” é o componente vital de dança americano, com oficinas, aulas diárias para adultos e crianças, palestras e apresentações de filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário