sábado, 5 de abril de 2014

Grandes Histórias: Companhia de Dança Deborah Colker


Foto: Reprodução / Companhia Deborah Colker

A coreógrafa e diretora Deborah Colker é um dos nomes mais fortes e representativos da dança no país e no mundo. A construção dessa imagem começou em 1993, quando a carioca decidiu criar sua própria companhia durante aulas de dança no clube Casa do Minho, no Rio de Janeiro. Graças à ideia fixa de explorar a relação entre movimento e espaço, a Companhia de Dança Deborah Colker fez da dança um fenômeno pop.

Sede da Companhia de Dança Deborah Colker, localizada no Rio de Janeiro. 
Foto: Reprodução / Companhia Deborah Colker

Muitos dos seus trabalhos envolvem elementos que fizeram parte da vida da coreógrafa, que já foi jogadora de vôlei e é formada em balé clássico e psicologia.  Por reunir diferentes estilos e referências, a Companhia integra força, destreza e vigor rítmico ao estudo dos movimentos, dos planos verticais e horizontais, do sistema de relações entre a arquitetura e a dança, a profundidade e o volume, o movimento do cotidiano e o espaço.


A coreógrafa Deborah Colker. Foto: Reprodução / Site Pernambuco

Em mais de 20 anos de história, o grupo possui 10 espetáculos em repertório (Vulcão, Velox, Mix, Rota, Casa, 4POR4, Nó, Dínamo, Cruel e Tatyana), centenas de apresentações em 60 cidades brasileiras e turnês internacionais passando por 20 países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
 
Foto: Reprodução / Companhia Deborah Colker
 
Por desafiar os limites físicos dos bailarinos, a coreógrafa foi a única brasileira a receber o maior prêmio das artes cênicas da Europa, o Laurence Olivier Awards concedido pela Society of London Theatre, pela grandiosidade do espetáculo Mix.

As crianças do Centro de Movimento, ao lado de Deborah Colker.
Foto: Reprodução / Revista Quem

Consagrada no Brasil e no mundo, a companhia de dança também possui um projeto social onde crianças e adultos aprendem a unir educação, formação, criatividade e experimentação, através da troca de experiências. No Centro de Movimento Deborah Colker, criado em 2005, são ministradas aulas de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, yoga, hip hop, dança aérea, consciência corporal para atores, pilates, entre outras modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário