quarta-feira, 2 de abril de 2014

Você sabe respirar?


Foto: Reprodução / Isport

Essa pode ser uma pergunta rídicula, mas muitos alunos se atrapalham na hora de respirar.  Por ser uma ação involuntária, as pessoas não se preocupam com ela na hora de dançar. A maioria dos bailarinos prende o ar ou respira de forma curta e rápida ao executar uma sequência. Além de deixar os músculos tensos, atrapalha o desempenho. 
Controlado pelo cérebro, uma pessoa, em média, faz uma inspiração a cada cinco segundos, totalizando 12 vezes por minuto. Estudos indicam que, em um dia, respiramos cerca de 20 mil vezes. É por meio dela que o corpo absorve o oxigênio e elimina o gás carbônico, fazendo com que as células produzam a energia necessária para todas as atividades relacionadas às funções do organismo, garantindo melhorias na saúde, concentração e no desempenho muscular. Saber quando se deve inspirar e expirar requer concentração. E a melhor respiração para isso é a diafragmática.


 
O diafragma é o principal músculo da respiração e separa o tórax do abdômen. Ao se contrair, através de uma movimentação vertical, ele empurra os pulmões para baixo, ocorrendo a inspiração. Já na expiração, o diafragma relaxa os pulmões, pressionando-o para cima.
Através da respiração diafragmática o nosso corpo ganha uma melhor oxigenação das células, órgãos e tecidos, dando mais energia e disposição. As sinapses aumentam fazendo com que o cérebro trabalhe com precisão e continuidade, trazendo harmonia da dança.

Momento exato que o ar deve ser inalado durante o
exercício de grand plié.


O bailarino deve criar o hábito de completar seus ciclos de respiração profunda. A inalação deve ser associada a movimentos de expansão do corpo. Já a exalação acontece durante os movimentos de contração. Quando você fizer um grand plié, por exemplo, antes de iniciar o port de bras, dê uma pequena elevada no braço e inspire. O ar deve ser liberado aos poucos, até completar o exercício.
O ato de respirar também deve ser praticado, pois ele é um elemento importante na dança. Se executado adequadamente, ajuda a aquecer o corpo, tranquilizar a mente e a liberar a tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário