segunda-feira, 14 de abril de 2014

A criação do Tutu e os seus modelos


Foto: Reprodução/ Tumblr

As pessoas associam a saia curta, estruturada e leve, conhecida como tutu, ao balé clássico. Usar um tutu (pronuncia-se titi) em um espetáculo de dança é o sonho de toda aluna, pois ele ressalta a graciosidade da bailarina.  Mas esse figurino não apareceu junto ao surgimento do balé.
Antigamente a dança era considerada um passatempo dos nobres europeus e as roupas não eram uma prioridade para os dançarinos. Foi apenas em 1661, após uma imposição do Rei Luis XIV, que a Academie Nationale de Musique et de Danse aperfeiçoou técnicas do balé e, consequentemente, as roupas foram adaptadas. Mas, para preservar a moral dos bailarinos, as saias eram compridas e possuíam muitas camadas.
Foi Marie Taglioni que criou o Tutu. Foto: Reprodução/ Zeno

Porém, foi apenas em 1932, para uma performance de "La Sylphide", que o tutu foi criado. A bailarina francesa Marie Taglioni precisava de um figurino que exibisse o seu trabalho elaborado dos pés, que eram escondidos pela saia longa. Foi a própria Taglione que desenhou o modelo da peça, composta por um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que chegava quase até o tornozelo. 

A palavra tutu é uma gíria para bumbum de mulher. Como a saia era mais curta, os plebeus que sentavam na parte baixa do teatro, ficavam olhando para o novo figurino e se exaltavam a cada giro da bailarina. 

Hoje o tutu foi encurtado para que a plateia veja os movimentos das pernas e para dar a sensação de que a bailarina está flutuando pelo palco. Conheça os tipos de tutu, que é considerado um acessório de excelência dos bailarinos

1 -Tutu Clássico (panqueca ou bandeja)
Cobiçado pelas bailarinas, esse tutu é feito com uma sobreposição de saias curtas e rígidas de tule ou filó engomadas e às vezes possuem um arco de arame para manter as camadas planas e duras. Pode ser usada com um corselete ou collant comum.

Foto: Reprodução/ The Daily Ballet

2 -Tutu Clássico (sino)
Com uma ligeira forma de sino, ela é feita com várias camadas de tule comum e não usa arame, porém esse tutu também é armado.  Geralmente é mais usado que o tutu bandeja. 

Foto: Reprodução/ Tumblr
 3 -Tutu Romântico
É uma saia que cai entre o joelho e o tornozelo, e possui diversas camadas de tule. Podemos encontra-la ligada a um corpete. Por salientar a leveza, é muito usado em balés com o conteúdo romântico com Giselle e Les Sylphides.
Foto: Reprodução/ Revista da Dança

4 -Tutu Balanchine / Karinska
Essa peça é a que menos utiliza camadas de pano e não possui arames. Para dar a ilusão de ser mais cheia, a saia é levemente pregada.
Foto: Reprodução/ Ana Botofogo
5- Tutu de ensaio
Feito apenas com o tule, sem bordados ou acabamentos, esse tutu é usado nas salas de aula e audições. 

Foto: Reprodução/ Ebay







Nenhum comentário:

Postar um comentário