sexta-feira, 11 de abril de 2014

Grandes Histórias: Ballet Bolshoi



 
A origem do Ballet Bolshoi se deu em 1773 a partir da vontade de meninos carentes e outros cidadãos servos, de aprender a dança considerada nobre. As aulas aconteciam em um orfanato em Moscou (na época a capital da URSS ainda era Leningrado) e apenas dois anos mais tarde o grupo conseguiu um lugar apropriado para realizar suas apresentações, passando a integrar a companhia do Teatro Petrovski.
 
Alunas da Escola Coreográfica de Moscou.
Foto: Reprodução / DansePiration
 
Conhecida como a Escola Coreográfica de Moscou, o grupo proporcionava formação e cultura por meio do ensino da dança às crianças da camada menos favorecida daquela região. Porém, em 18 de janeiro de 1825, a companhia ganha uma sede própria que levou o nome de "Grande Teatro Petrovski”.
Devido à popularização dessa arte no país, o balé russo abandona a herança do balé francês e começa a introduzir os seus costumes nas novas composições coreográficas. Foi a partir de 1869 que o coreografo Marius Petipa iniciou a sua jornada que mudou a história do Ballet Bolshoi.
 
Marius Petipa. Foto: Reprodução / Russian Women

Com ideias inovadoras, Petipa criou os espetáculos mais importantes do balé mundial como Dom Quixote, Giselle, Coppelia, A Bela Adormecida, entre outros e reformulou o Lago dos Cisnes. Foi graças a  Petipa que balé russo teve uma ascensão mundial e se tornou conhecido como  o país onde nasciam bailarinos com grande técnica.
 
Remontagem de Petipa para Lago dos Cisnes.
Foto: Reprodução / Wikipedia

Ao iniciar o século XX, as criações de Petipa ficaram cansativas e o Bolshoi ansiava por novas ideias. Foi graças a essa nova identidade que hoje a companhia possui em seu histórico grandes estrelas internacionais como Anna Pavlova, Maya Plisetskaya, Maria Alexandrova , Natália Osipova, Polina Seminova, Vladimir Malakhov, Svetlana Zakharova. Hoje,  o Bolshoi produz em média de quatro espetáculos por mês, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.
 

Em Joinville está situada a unica Escola de Balet Bolshoi fora da Rússia. Foto: Reprodução / Globo

No ano 2000, foi inaugurada no Brasil a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. A escola possui mais de 250 alunos e cerca de 96% são bolsistas. Localizado na cidade de Joinville, Santa Catarina, o local é uma ponte cultural entre o Brasil e a Rússia, onde professores russos e brasileiros possuem o mesmo objetivo: formar artistas cidadãos, com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicadas na Rússia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário