quarta-feira, 14 de maio de 2014

A importância da barra para a dança


Foto: Reprodução / Artist Daily

A dança clássica abrange uma variedade de exercícios que têm por finalidade desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, o en dehors, o alongamento, a postura do corpo, braços, cabeça, e coordenação dos movimentos. Para auxiliar no aprendizado da percepção corporal, o aluno utiliza um instrumento muito comum em aulas de balé: a barra.

Uma barra de balé é um varão feito de madeira ou metal que pro­por­ci­o­na apoio, melhorando o seu senso de equi­lí­brio. Geralmente possui 4cm de diâ­me­tro, no sentido horizontal e com duas barras, uma levan­tada a cerca de 1 metro do chão, para jovens e adultos, e outra logo abaixo, para as crianças. Existem as barras permanentes, mon­ta­das na parede de um estú­dio de dança, com for­tes para­fu­sos de metal e as por­tá­teis, que são feitas a partir de um metal leve, porém resistente, e que pode ser carregado.

A barra pode ser fixada na parede. Foto: Reprodução / Boston Ballet

Ela deve ser um guia para o bailarino, e não o seu suporte. Para isso, é imprescindível estar firme sobre os pés, e não usar as mãos como ponto de equilíbrio. Segurar a barra com força não ajuda, pelo contrário, só atrapalha. Ao deixa-la com pouca ten­são, você permite que o seu corpo fique livre para corrigir o alinhamento. Encontrando o eixo, o bailarino deve manter o braço relaxado, sempre a frente do corpo, e acompanhando a sua movimentação.
Alunos de todos os níveis, do iniciante ao avançado, utilizam esse artefato para aprender a ter con­trole e força do corpo.  As iniciantes nas sapa­ti­lhas de pon­tas uti­li­za­rão a barra até que seus tor­no­ze­los fiquem sufi­ci­en­te­mente for­tes para per­ma­ne­ce­rem nas pon­tas sem apoio. Mesmo quando um bailarino sentir que está pronto para tra­ba­lhar sem uma barra, o aque­ci­mento com os mes­mos exer­cí­cios con­ti­nua sendo impor­tante. 

No Centro Cubos possuímos a barra móvel que nos dá mais liberdade
para levá-la para qualquer ponto da sala. Foto: Acervo Centro Cubos

O resultado do trabalho diário na barra é um bailarino com percepção do próprio peso sobre uma ou ambas as pernas, que sabe qual o seu espaço dentro da sala de aula, adquire uma postura e  estabilidade corporal.  Muita gente acredita que o objetivo da barra em uma aula é para aquecer o corpo, quando na verdade, os seus exercícios servem como base para qualquer área na dança.
A utilização da barra sem uma supervisão pode resultar em lesões. Os exercícios devem ser acompanhados pelo professor, que é a pessoa adequada para avaliar cada movimento e fazer com que você o execute corretamente, sem sobrecarregar os músculos ou tendões. 

                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário