segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aprendizado além da sala de aula

Capa do documentário "First Position"

Às vezes, para entender o mundo da dança é preciso ir além. Nesse sentido, conhecer histórias sobre esse universo é essencial para o enriquecimento cultural. Para isso, selecionamos alguns documentários que apresentam diferentes enredos sobre bailarinos que nos dão uma reflexão dos principais acontecimentos da dança no Brasil e no mundo, através dos seus depoimentos que instigam as relações sociais e a realidade de diferentes culturas.


Vivendo um Sonho de Balé (Áudio - Português)

O documentário conta a vida de seis garotas que possuem o mesmo sonho: serem bailarinas.  Ambientado no New York City Ballet, a bailarina principal Maria Kowroski e as outras garotas mostram como o balé é acrescentado em suas rotinas. O filme está divido em três partes e podem ser assistidas através desses links abaixo.



Só quando eu danço (Áudio - Português)

Os cariocas Irlan e Isabela buscam o sonho de serem bailarinos profissionais fora do Brasil. O documentário acompanha um ano na vida desses jovens. 

Trailer:


Arquitetura do Corpo (Português)

A dor e a beleza do balé são retratados nesse documentário. Crianças e adultos tentam, diariamente, ampliar os movimentos do corpo e da mente.


First Position (Inglês - Sem Legendas)

O documentário mostra a vida de seis jovens bailarinos de várias partes do mundo, com idades entre 9 e 19 anos, que sonham em se tornar grandes profissionais do balé. Para isso, eles precisam se destacar numa das maiores competições de dança do mundo, a Youth America Grand Prix (YAGP). Não encontramos o filme completo para disponibilizar aqui no Blog, mas o DVD pode ser adquirido no site oficial

Trailer:


Ballerina (Russo - Legenda em Inglês)

Os treinos e ensaios de cinco estrelas do Kirov Ballet. Alina Somova, Svetlana Zakharova, Evgenia Obraztsova, Diana Vishneva e Ulyana Lopatkina, mostram como a vida de uma bailarina russa é puxada. Mesmo com a legenda em inglês, vale a pena conferir essa preciosidade no mundo da dança. Quem estiver familiarizado com os termos técnicos do balé clássico vai entender boa parte do filme.

Filme Completo - Clique Aqui

Trailer:

Agony and Ecstasy: a year with English National Ballet (Inglês - Sem legendas)

O canal de Tv BBC de Londres acompanhou a rotina dessa respeitada companhia de balé. Dividido em três episódios, essa série mostra todo o estresse que a montagem de um balé de repertório pode causar. Infelizmente, só estão disponíveis no Youtube os dois primeiros episódios.  Nessa série, o áudio também é em inglês e não há legenda em português, mas vale a pena assistir.  



Episódio 03 - O Quebra Nozes (Não disponível)

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário