sábado, 10 de maio de 2014

Grandes Histórias: Alvin Ailey American Dance Theater

Foto: Reprodução / Parade


“Não somos negros, brancos ou qualquer outra coisa que não bailarinos”. O dono dessa potente frase é Alvin Ailey Jr., que se tornou um ícone da dança moderna. Nascido em 5 de Janeiro de 1931 na cidade de Rogers – Texas, nos Estados Unidos, Alvin estudou dança durante cinco anos e decidiu morar em Nova York para mudar a história da dança afro-americana.

O coreografo Alvin Ailey. Foto: Reprodução / News Stl

Em 1958 fundou o Alvin Ailey American Dance Theater, que era composto principalmente por dançarinos negros.  Com uma de mistura balé clássico, jazz e técnicas de dança africana, suas coreografias tinham uma energia nunca vista nos Estados Unidos. Alvin achava que a dança teve sua origem do povo, portanto levava muito em consideração a experiência dos afro-americanos como expressão artística. 

Um dos espetáculos mais marcantes da Companhia é o Revelations (1960) que, através de sua poderosa narrativa e comovente música, evoca  temas intemporais de determinação, esperança e transcendência. Além do aclamado Revelations, a Alvin Ailey possui outras 79 obras, e algumas são referencia como Petite Mort, Takademe, Grace, From Before, Strange Humors, Minus 16, entre outros. 

Bailarinos da companhia Alvin Ailey. Foto: Reprodução / Dança São Paulo
Considerado uma das maiores companhias de dança moderna de todos os tempos, já foi apresentada para 78 milhões de pessoas em 71 países e 6 continentes.  Por possuir uma preservação da cultura da dança moderna americana, suas atuações tornaram-se uma tradição de fim de ano e a companhia se apresenta anualmente no John F. Kennedy Center, em Washington, DC, no Auditorium Theatre em Chicago, no Adrienne Arsht Center de Miami-Dade County, Miami, no The Fox Theatre, em Atlanta, no Zellerbach Hall, em Berkeley, CA e no New Jersey Performing Arts Center, em Newark, onde é a principal residente, e aparece com frequência em outros grandes teatros em todo os Estados Unidos.


Foto: Reprodução / Essence



 Reconhecida pelo Congresso dos EUA como “Embaixadora Cultural do Mundo”, a Organização Ailey possui uma segunda companhia performática para jovens talentos que são:  A Escola Ailey (1969), um dos mais amplos programas de treinamento de dança do mundo; A Ailey Arts in Education & Community Programs, que leva dança para as salas de aula, comunidades e para as vidas de pessoas de todas as idades, e a The Ailey Extension (2005), um programa que oferece dança e  aulas de fitness para o público em geral, que começou com a abertura do maior edifício dedicado à dança da cia Ailey em Nova York, a capital mundial da dança, chamado The Joan Weill Center for Dance.
Robert Battle continua o legado de Ailey. Foto: Reprodução / AfriClassical

Com mais de 50 anos de existência, a Alvin Ailey é com certeza referencia em todo o mundo da dança. Já foi dirigida por Judith Jamison e hoje,  é liderada pelo coreografo Robert Battle coreografo que inspira a todos com sua celebração universal do espírito humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário