segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aprendizado além da sala de aula 2

Foto: Reprodução / Roh.org

O balé clássico, a dança contemporânea, o jazz e o sapateado, têm características específicas, e possuir um referencial teórico traz benefícios que vão além da sala de aula.  O bailarino que adquire o hábito de pesquisar e ler sobre a modalidade que pratica permite que ele tenha um melhor desempenho durante a aula, pois com a geração do conhecimento o seu vocabulário é enriquecido, ele dinamiza o raciocínio e a interpretação daquilo que está sendo exposto pelo professor.
Defendemos que o ensino da dança não deve se limitar a prática. Por isso, semanalmente, contamos a história de artistas e companhias de dança aqui no blog. E, para complementar o conhecimento intelectual do aluno, selecionamos alguns livros que devem fazer parte da leitura diária de cada um.
 
*Princípios básicos do ballet clássico
Autor: Agrippina Vaganova
Publicado em 1934, ele reúne a base do método russo, também conhecido como Método Vaganova. O livro é dividido em 13 capítulos, começando com os conceitos básicos do ballet clássico, passando por todos os movimentos e passos, até chegar a exemplos de aula. Não há como conhecer o método russo em profundidade sem ler as palavras da própria Vaganova.
 

 
 
*Anatomia da dança
Autor: Jacqui Greene Haas
Preparadora física e ex-bailarina, a autora nos mostra como o conhecimento do próprio corpo melhora imensamente o nosso desempenho. O livro é repleto de exercícios para desenvolver nossa flexibilidade, resistência e tônus muscular. Ilustrado, explicativo, com dicas de segurança para ninguém se machucar, é um precioso material de estudo.
 
 
 
*Pequena História da Dança
Autor: Antonio José Faro
O livro apresenta a história da dança, desde os primeiros registros que existem sobre seres humanos dançando até a dança contemporânea, de modo sintetizado.  Por ser um livro bem resumido e com uma linguagem leve, é ideal para quem está iniciando a pesquisa na dança.
 
 
 

* Contos do Ballet e Outros Contos do Ballet
Autor: Inês Bogéa
A crítica e bailarina Inês Bogéa explica as histórias das principais coreografias do repertório de todas as companhias de dança clássica.  Na primeira edição, temos a narrativa de La fille mal gardée, Giselle, Coppélia, O lago dos cisnes e Petrouchka. Ela conta também curiosidades sobre as primeiras apresentações nas cortes, os músicos que se debruçaram para criar as melodias e artistas que revolucionaram a dança, no Brasil e no exterior.
Já na segunda edição, no livro Outros Contos do Ballet, conhecemos as histórias dos balés clássicos: La Sílfide, O corsário, La Bayàdere, O Quebra-Nozes e O Pássaro de Fogo. Ricamente ilustradas com fotos de espetáculos e companhias pelo mundo (Bolshoi, Royal Ballet, L’Opéra e das brasileiras), dançados por bailarinos que brilharam e brilham nos palcos (Nureyev, Nijinsky, Ana Botafogo e Thiago Soares), este livro também é um convite para conhecer o balé como profissão, pois traz um breve histórico das principais companhias e os profissionais fundamentais para que o espetáculo aconteça.
 
 
 
*Adeus China. O Último Bailarino de Mao
Autor: Li Cunxin
Além de aprendermos a parte técnica, devemos conhecer um pouco a história de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por causa da dança. A emocionante vida do bailarino chinês Li Cunxin, é relatada nesse livro, como um menino pobre e sem perspectiva de vida, se tornou um dos maiores bailarinos do oriente, fez parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo e foi amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos.
 
 
*Na Ponta dos Pés
Autor: Ana Botafogo
O livro conta a história de Ana Botafogo, desde as primeiras aulas de balé até a sua entrada no mundo como uma grande bailarina profissional. Ela fala sobre o cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e os medos. A bailarina enfatiza a importância do planejamento e do eterno aprendizado para o reconhecimento profissional, aponta possíveis fatores que a conduziram a uma posição de destaque.  Acompanha a publicação um CD com músicas inéditas e orientações de Ana Botafogo para os interessados em praticar balé.
 
 
* Nureyev: Uma Biografia
Autor: Peter Watson
Talvez o maior bailarino que o mundo já conheceu, Rudolf Nureyev foi também o mais enigmático. Seguindo seus passos através da Europa, da América e da Rússia, Peter Watson entrevistou diversos amigos, colegas e amantes de Nureyev, revelando aspectos fascinantes de sua infância difícil, seu exílio, seu relacionamento com Margot Fonteyn e, sobretudo, sua arrebatadora paixão pela dança. Nesta primeira, e bem documentada, biografia desde sua morte por AIDS em 1993, Peter Watson explora a fundo a vida pública - e a intimidade - do homem por trás de sua lenda. Com acesso especial ao arquivo da KGB sobre Nureyev, as revelações aqui contidas são bombásticas. O resultado é o mais sensível, envolvente e completo retrato de Nureyev já escrito.
 
 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário