Foto: Reprodução / Páginas de amor |
Dançar não significa se mover de
um lado para o outro, seguindo um padrão básico de passos, e sim mexer o corpo
acompanhando o ritmo da música.
Musicalmente falando, dançar no compasso é seguir o tempo ou o pulso
dela. Então, para o aluno ter mais liberdade e conseguir executar os movimentos com a
devida técnica é preciso ter musicalidade.
O conceito de musicalidade não
existe sem o de ritmo. É preciso prestar atenção a alguns aspectos que não
estão somente associados à parte mais percussiva e dos instrumentos que
estabelecem o acompanhamento rítmico e o pulso musical, mas também às questões
melódicas e dos vários planos ou linhas musicais que possam ser identificados
na mesma.
Muitos alunos, principalmente
aqueles que estão em contato com a dança há pouco tempo, criam um bloqueio e se
intitulam “pessoas sem ritmo”. O que devemos entender é que essa dificuldade em
lidar com ritmos e dançar em sincronia só será sanada com muito treino. Alguns
bailarinos profissionais assumiram que, muitas vezes, estão tão preocupados com
as mecânicas do movimento que se tornam insensíveis à música.
No balé clássico, por exemplo, as
musicas executadas em sala de aula, na maioria das vezes, possuem apenas o som
do piano. O nosso corpo consegue entender melhor esse instrumento, pois as
notas musicais são fortes e marcadas, provocando uma reação de concentração
mais aguçada, além da maioria dessas composições possuírem dois ou quatro
tempos musicais. Isso facilita a compreensão do ritmo e o bailarino tem o tempo
para preparar-se mentalmente antes da execução de um passo e seguir com a
próxima combinação.
Confira algumas dicas de como
desenvolver o "ouvido" e se tornar um bailarino com boa musicalidade.
1- O primeiro passo é liberar a
tensão. Ao ficar tenso durante a aula, você prende a respiração, limitando os
movimentos. Para melhorar a habilidade técnica sem atrapalhar o ritmo,
relacione a sua respiração com algum padrão ditado pela música. Ao fazer isso,
você conseguirá a coordenação necessária para fazer os exercícios, e entender
as pausas e os tempos de ataque dos adágios e dos allegros;
2- Ouça o tipo de ritmo da música
que você está tentando aprender. Peça ao seu professor para ele copiar algumas
faixas executadas em aula. Sempre que tiver um tempo livre, em casa, na escola
ou no trabalho, escute a música de olhos fechados e tente visualizar alguns
exercícios por conta própria. Além de você desenvolver um bom ouvido para a
música, você também irá conseguir movimentos precisos;
3- Ao ouvir a música, mova
diferentes partes do seu corpo com a mesma batida. Tente usar seus dedos, suas
mãos, seus pés, seus quadris e até mesmo suas expressões faciais. Faça isso até
você conseguir acompanhar o ritmo;
4- Seja observador. Crie o hábito
de assistir vídeos de dançarinos. Preste
atenção na batida e observe como os corpos dos bailarinos se movem junto a
música;
5- Sempre que o professor passar um exercício,
verbalize os passos entre as notas musicais e faça contagens. Assim, os
movimentos serão acentuados entre cada uma das notas, sobretudo nas transições entre
eles.
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