sábado, 24 de maio de 2014

Grandes Histórias: São Paulo Companhia de Dança


Foto: Reprodução / Fotos publicas

A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e tem em sua direção a ex-bailarina do Grupo Corpo, doutora em Artes, documentarista e escritora Inês Bogéa. As criações do SPCD buscam conectar a plateia com um mundo cheio de paixão, curioso e inovador que é a dança.

Mesmo sendo uma companhia nova, a SPCD possui em seu histórico um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo. Desde sua criação, a Companhia já produziu 29 obras, sendo 15 remontagens como Les Noces, Serenade, Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, entre outros, e os espetáculos inéditos Polígono, Entreato, Os Duplos, Inquieto, Bachiana nº1, Mamihlapinatapai, Romeu e Julieta, Ballo, Passanoite, Pormenores, Azougue, Peekaboo, Utopia ou O Lugar que Não Existe e Vadiando.

Foto: Reprodução / Voz ativa


A SPCD já foi aplaudida por mais de 340 mil pessoas, de seis países diferentes. Mesmo com um extenso currículo com mais de 390 apresentações em 60 cidades, a companhia tem como meta em 2014, fazer apresentações por diversas capitais brasileiras e no exterior.

Para aproximar o público com a dança, o grupo possui alguns programas educativos. São palestras, apresentações e ensaios abertos que revelam como é a preparação e montagem dos espetáculos, além de oficinas de dança com professores da Companhia. Aproximadamente 60 mil pessoas entre educadores, alunos e bailarinos já tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano dos bailarinos, assistir a apresentação de algumas coreografias clássicas e de dialogar sobre os bastidores dessa arte.

Foto: Reprodução / SPCD



A Companhia também é responsável pela série de documentários Figuras da Dança. Nela, são mostradas as histórias daqueles que ajudaram a dança a se tornar uma arte forte no mundo. Ao final desse ano, a série completará 30 episódios lançados e contará como foi a carreira de Paulo Pederneiras, Eliana Caminada, Jair Moares e Mara Borba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário