sexta-feira, 27 de junho de 2014

Grandes Histórias: Thiago Soares



Foto: Reprodução / Globo



A história do bailarino Thiago Soares serve de exemplo para a nova geração de bailarinos. Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, Thiago ingressou no mundo da dança aos onze anos através do Street Dance. Com 15 anos decidiu ter aulas de jazz para aperfeiçoar a técnica da dança de rua. Ao fazer uma aula experimental, o potencial do jovem foi percebido pela professora Débora Bastos que o incitou a fazer aulas de balé clássico. E a partir daí, Thiago se tornou um bailarino clássico profissional.

Em 1998, o bailarino participou do Concurso Internacional de Dança de Paris e ganhou uma medalha de ouro pelos solos de Dom Quixote, O Lago dos Cisnes e O Corsário. Graças a esse prêmio, Thiago passou a ingressar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Foto: Reprodução /Correio Web


A carreira internacional de Thiago começou em 2001. Após participar do Concurso Internacional de Moscou, as apresentações dos pas-de-deux do terceiro ato de La Bayadère, do Cisne Negro, Diana e Acteon, ao lado de Roberta Marquez, lhe trouxeram o primeiro lugar e o bailarino foi convidado a integrar o quadro de aprendizes do Kirov Ballet. 

Após a temporada de cinco meses na Rússia, Thiago retorna ao Brasil para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ele representaria o papel principal da versão de Romeu e Julieta montada por Vassiliev. 

Foto: Reprodução /Revista Epoca


Devido a sua dedicação, foi aconselhado a participar de uma audição para o Royal Ballet. A diretora artística do Royal, Monica Mason, gostou da apresentação do bailarino e o convidou para fazer parte do quadro em Setembro de 2002. Porém, Thiago só conseguiu um papel de destaque em 2004, quando foi promovido a primeiro-solista. E aos 22 anos recebeu o o prêmio de Artista Revelação Masculina da Dança Clássica, conferido pela Associação dos Críticos Internacionais de Dança.

Hoje, ele mantém em seu currículo os principais papéis masculinos das produções clássicas como Sigfried em O Lago dos Cisnes, O Príncipe em Cinderella, Conde Albrecht em Giselle, Romeu em Romeu e Julieta,  Solor em La Bayadère, Príncipe Florimund em A Bela Adormecida, Colas em La Fille Mal Gardèe, Rudolph em Mayerling e Onegin em Eugene Onegin. 

Foto: Reprodução /Fotolog


O seu talento já foi reconhecido pelas principais companhias do mundo, onde ele já foi convidado a dançar em vários grandes teatros como o Teatro alla Scalla di Milano, Teatro Argentino de La Plata, o Bolshoi em Moscow, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro dell’Opera di Roma, Munich National Theatre e outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário