sexta-feira, 18 de julho de 2014

Grandes Histórias: American Ballet Theatre


 
O American Ballet Theatre é reconhecido como uma das grandes companhias de dança do mundo. Fundada em 1937 sob o nome "Mordkin Ballet", o seu diretor, o bailarino russo Mikhail Mordkin criou uma companhia com os melhores alunos da sua escola de balé em Nova York. Após dois anos de apresentações, o agente de Hollywood, Richard Pleasant, teve a ideia de transformar o Mordkin em um grande núcleo.
Em 1940, a companhia foi reorganizada e a primeira mudança foi o nome. Passando a se chamar Ballet Theatre, o grupo teve a ajuda da bailarina e atriz, Lucia Chase, na realização da primeira temporada que durou quatro semanas. Em 1956 tornou-se o American Ballet Theatre, mantendo esse nome desde então.



Com o objetivo de reproduzir os melhores repertórios de balés, a companhia já montou o Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Giselle, Apollo , O Quebra Nozes, O Corsário, Cinderela, Sylvia,  Les Sylphides, Jardin aux Lilas, Rodeo, entre outros. Além de manter a tradição clássica, o ABT incentivava a criação de novas obras, e com isso coreógrafos famosos fizeram parte da história da companhia, como George Balanchine , Adolph Bolm , Michel Fokine , Massine Leoni e Bronislava.
 
Em 1980, Mikhail Baryshnikov se tornou diretor artístico do American Ballet Theatre, sucedendo Lucia Chase e Oliver Smith. Sob sua liderança, numerosos ballets clássicos foram encenados, dando um fortalecimento a companhia.

 
Alguns bailarinos se tornaram famosos graças ao rigoroso treinamento clássico do ABT, como , Alicia Alonso, Fernando Bujones e Alexander Godunov, entre outros. O brasileiro Marcelo Gomes faz parte do time de estrelas do ABT desde 1997 e hoje é o primeiro bailarino.
O American Ballet Theatre pode ser visto  no Metropolitan Opera House, situado no Lincoln Center. Além da temporada em Nova York, o ABT faz turnês anuais pelos Estados Unidos, quando chega a ser vista por cerca de 600 mil pessoas e também se apresenta internacionalmente. A companhia já foi aplaudida em mais de 40 países.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário