quarta-feira, 16 de julho de 2014

Gravidez e Balé


Foto: Reprodução / Instagram

Antigamente, fazer exercícios durante a gravidez era considerado tabu. As mulheres eram incentivadas a ficar em pé o mínimo possível, proporcionando o sedentarismo.  Hoje, a atividade física é recomendada para as gestantes, pois há benefício tanto para a mãe quanto para o bebê.
A prática regular de exercícios físicos na gestação traz resultados positivos. A mulher que se exercita se sentirá melhor em todos os sentidos. As atividades promovem o tônus muscular, a força e a resistência. A mamãe terá maior controle do peso, reduzirá a tendência à formação de varizes, aumentará a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também melhorará a postura, causada pela inclinação anterior do quadril, através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.
 
Foto: Reprodução / Instagram
 
Sabendo de todos esses benefícios, a bailarina e instrutora Mary Helen Bowers continuou a praticar o balé clássico diariamente. Estudante de balé desde os 15 anos, se tornou profissional aos 16 e nunca mais parou de dançar. Ao descobrir a gravidez, Mary percebeu que precisava preparar o seu corpo para carregar o peso extra e encontrou no balé a saída perfeita.
Mary Helen dançou até os nove meses e toda a sua rotina foi acompanha pelo seu obstetra. Ao final da gestação, a bailarina comprovou que manter o corpo em movimento ajudou a aliviar o desconforto causado pelas dores nas costas e inchaço.

Foto: Reprodução / Instagram
Famosa por treinar Natalie Portman, para o filme Cisne Negro, e por ser professora das Angels, modelos da marca Victoria’s Secret, Mary chamou mais atenção após compartilhar fotos dos seus ensaios nas redes sociais. A bailarina afirma que ouviu muita crítica negativa, porém as palavras de positivas a incentivaram a criar um método de aulas de balé especialmente para as mulheres grávidas.
E como em qualquer gravidez feliz e saudável, a de Bowers chegou ao fim com o nascimento de um lindo bebê no dia 26 de dezembro do ano passado.


Foto: Reprodução / Instagram


Outras bailarinas também continuaram a dançar, mesmo com uma rotina pesada de uma companhia de balé. Confira quais as profissionais que conciliaram o balé a gravidez.
 

Alessandra Ferri - American Ballet Theatre
Jennifer Kronenberg - Miami City Ballet


 

Laura Tong - Australian Ballet


Sara Webb -  Houston Ballet

(As atividades variam de acordo com o período da gestação. Lembramos que antes de iniciar qualquer atividade física, você deve consultar o seu médico e seguir as orientações do profissional)


Nenhum comentário:

Postar um comentário