sexta-feira, 25 de julho de 2014

Grandes Histórias: Joffrey Ballet


Foto: Reprodução / NY Times
Há mais de 60 anos, a Joffrey Ballet School manteve-se na vanguarda do ensino da dança americana. Fundada em 1953 por Robert Joffrey e Gerald Arpino, a escola foi criada para fornecer uma base técnica a jovens que se identificavam com a dança. Durante sua primeira temporada, em 1956, o Joffrey Ballet foi um grupo de seis bailarinos que apresentou essa arte para as massas das grandes e pequenas cidades.
Joffrey e Arpino durante ensaio
 Foto: Reprodução / Blog Joffrey School
 
Quando Joffrey e Arpino fundaram o grupo, eles evitaram seguir o modelo de companhia de balé. Ao invés de reunir pessoas com a mesma estrutura corporal, para criar uma ilusão de uniformidade, eles selecionaram dançarinos fortes, independente do peso ou altura.  

Por montar coreografias que tinham como trilha sonora as músicas de rock, misturando livremente balé com dança moderna, logo a sua companhia se tornou famosa. Os mais talentosos bailarinos e grandes profissionais, tanto do balé, quanto da dança contemporânea, iam até a escola para aprender as técnicas de Joffrey. Os reconhecidos Rudolf Nureyev, Erik Bruhn, Carmen De Lavallade e Yvonne Rainer, foram alguns dos coreógrafos que estudaram por lá.
Foto: Reprodução / Inetour
 
A formação em balé, jazz, dança contemporânea e hip-hop, permitiu que Joffrey incorporasse o que havia de melhor nessas modalidades e criasse o estilo americano de formação em dança. Além disso, a preocupação com a saúde dos seus bailarinos era outra prioridade. Para minimizar as lesões na dança, ele estudou a anatomia e fisiologia humana. Ele acreditava que quando se cuida do corpo, o profissional maximiza a força, resistência e flexibilidade, potencializando a sua dança.

Foto: Reprodução / JPointe

A escola oficial da Joffrey Ballet, teve sua inauguração em janeiro de 2009, no terceiro andar da Torre Joffrey e hoje registra cerca de 800 alunos. Nenhuma companhia no mundo oferece um treinamento tão rigoroso como lá. Os estudantes fazem aula de balé clássico, dança moderna, jazz, pilates, música e dramaturgia.
O resultado de todo esse trabalho é que os seus estudantes de dança se transformam em artistas apaixonados, versáteis e capazes de colaborar para a evolução da dança no mundo. Após receberem o diploma, seus bailarinos são convidados a integrar grandes companhias de balé clássico e contemporâneas, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário