quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Postura neutra na dança


Foto: Reprodução / Dança para vida
 
Uma dança de qualidade começa com uma boa postura que adquirimos através do alongamento axial.  Esse termo refere-se a melhor mobilidade da coluna e a diminuição das compressões nos discos para manter a coluna ereta. Com a ausência deste crescimento do corpo, o resultado é muita dor nas costas proveniente da má postura.
 
 

Para criar esse espaço intra-articular e descomprimir os discos, é preciso ter controle de centro, ativando os músculos estabilizadores do tronco, junto à respiração, atentando para as quatro curvaturas da coluna vertebral que desempenham importante papel na postura corporal e no alinhamento. Esta ativação dos músculos estabilizadores, a conexão entre o diafragma, transverso do abdome e assoalho pélvico, o afunilamento das costelas na expiração forçada e a ativação do transverso do abdome proporcionam o alongamento axial.

A imagem a esquerda da tela mostra uma pessoa com má postura.
 
Todo aluno de dança já ouviu seu professor falar “imagine que um fio preso ao topo de sua cabeça está te puxando para o teto". Essa é a sensação que o alongamento axial proporciona. Somente através de um bom alongamento sentido crânio-caudal que as articulações se manterão saudáveis.
Infelizmente, manter esta posição natural da coluna, em especial da região lombar, não é uma tarefa fácil. É preciso muita consciência corporal e esforço. Mas dançar com alongamento axial, mantendo as curvaturas naturais da coluna, gera menos estresse nos discos intervertebrais e nas vértebras.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário