quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

10 mitos sobre o trabalho nas pontas dos pés

Foto: Filippe Araujo

A maioria das bailarinas sonham em, um dia, dançar nas pontas. O brilho e toda a graciosidade que as sapatilhas de ponta possuem, encantam a todos, desde quem a usa até os espectadores. Porém, os mitos e equívocos sobre o trabalho de pontas podem assustar os mais apaixonados bailarinos, e transformar um lindo sonho em pesadelo, devido ao medo dos "problemas" causados por elas. Aqui, esclarecemos 10 mentiras sobre o uso das pontas e contamos a verdade.
 
1. As sapatilhas de ponta são feitas de madeira ou cerâmica.
A VERDADE: É fato que elas são duras, mas sapatilhas de ponta, certamente, não são feitas de madeira. Seria muito desconfortável para uma bailarina dançar na ponta dos pés em sapatilhas de madeira! Sapatilhas de ponta são geralmente feitas à mão, usando muitos materiais - camadas de tecido e papel especialmente formulado, cobertos de cetim, com uma haste de apoio. Quando a massa seca, torna-se dura, fornecendo apoio. Por mais rígidas que elas sejam, no entanto, elas são mais flexíveis do que a madeira, permitindo que os seus pés façam movimentos para cima e para baixo, o tempo todo. Clique aqui para entender como é feita uma sapatilha de ponta.


2. Assim que eu completar 12 anos, eu estou pronta para as pontas.
A VERDADE: Não há uma idade padrão para se iniciar o trabalho nas pontas.  Depende inteiramente de força, técnica, frequência de estudo, controle do eixo e de um professor capacitado. Especialistas em dança, tanto na área médica quanto em balé, afirmam que o ideal é que a estrutura óssea da bailarina já esteja formada, assim, os pés não sofrerão lesões permanentes, como um joanete, por exemplo. Por isso, procure uma escola onde os professores são capacitados para identificar quando o aluno já está pronto para iniciar os estudos nas pontas. Desconfie do professor que pede para você comprar as sapatilhas de pontas antes mesmo de você conseguir se sustentar em relevé! Para usar sapatilha de ponta você tem que ter muita força e preparação, pois a negligencia pode levar a um machucado muito sério.
3. A sapatilha da minha amiga ou da minha dançarina favorita também é perfeita  para mim.
A VERDADE: O seu tipo de sapatilha de ponta é uma decisão muito individual. O corpo e os pés de cada bailarino têm necessidades diferentes. É melhor você pesquisar primeiro os modelos disponíveis no mercado e experimentar cada uma. Assim, você achará a sapatilha de ponta mais confortável para a sua dança. Clique aqui para aprender a comprar uma sapatilha de ponta.

4. Pés de bailarinas são feios, pois o trabalho nas pontas danifica os dedos dos pés.
A VERDADE: Esse mito se criou devido a bailarinas mais velhas aparecerem com os pés todo machucados. Antigamente, as sapatilhas tinham um design mais “bruto” e as bailarinas não tinham artefatos para proteger os pés. Atualmente as sapatilhas estão sendo confeccionadas para proporcionar mais conforto e não causar danos a quem usa. Além de existir muitos adereços para você cobrir os seus pés e dançar sem sofrimento. Você pode pensar: “Eu conheço uma pessoa que faz balé atualmente e seus pés são muito feios”. Como foi explicado no tópico anterior,é preciso tomar cuidado com a preparação para as pontas. Às vezes, joanetes são hereditários e a bailarina terá de qualquer jeito.  A questão discutida aqui é sobre como cuidar de seus pés para evitar protuberâncias e bolhas. Em alguns casos, esses problemas são causados por sapatilhas de ponta pequenas ou muito grandes, alinhamento impróprio nas pontas, falta de higiene com os pés,entre outras causa. Clique aqui para conhecer protetores para os pés.
5. Os homens não podem dançar nas pontas.
A VERDADE: Enquanto o trabalho de pontas foi originalmente deixado para o sexo feminino, hoje em dia muitos homens dançam nas pontas. Grandes companhias como Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, Les Ballets Grandiva e Les Ballets Eloelle, possuem bailarinos exclusivamente masculinos que realizam trabalhos nas pontas.


6. Uma vez que você tenha feito aulas nas pontas, você pode ficar em pé, sem as sapatilhas de ponta.
A VERDADE: As sapatilhas de ponta são projetadas especificamente para envolver os dedos e apoiar o pé quando a bailarina está na ponta. Não é aconselhável fazer isso utilizando qualquer outro sapato (ou descalça) que não é especialmente concebido para apoiá-la nessa posição.

7. Um par de sapatilhas de ponta dura todo o ano.
A VERDADE: A duração do par de sapatilhas varia de acordo com o modelo e marca. Ela também será diferente para cada bailarino, pois deve-se levar em consideração a quantidade de horas semanais que se utiliza a sapatilha. 

 8. As sapatilhas de ponta são muito duras, então posso usá-las sem as fitas e o elástico.
A VERDADE: As fitas e o elástico servem para ajustar a sapatilha junto aos seu pé, fornecendo apoio ao tornozelo quando você está nas pontas. Assim o seu calcanhar não “vira” e evita que tenha uma lesão.

9. Dançar nas pontas parece ser tão fácil.
A VERDADE: As bailarinas profissionais podem fazer o trabalho nas pontas parecer fácil, mas elas estão fazendo isso há anos e trabalham duro diariamente para aperfeiçoar sua arte. 

10. Qualquer pessoa pode subir nas pontas, pois a sapatilha é dura e fará com que ela fique na ponta de pé sem dificuldade.  
A VERDADE: Por mais que as sapatilhas de ponta sejam feitas para apoiar e envolver os dedos dos pés, e as fitas são usadas para segurar o tornozelo, elas não possuem um dispositivo mágico que irá mantê-la reta sem esforço. É preciso muita força, muito o trabalho de eixo e técnica para usar as sapatilhas. Dançar nas pontas é a recompensa final para bailarinas que trabalham duro durante as aulas. Clique aqui para aprender exercícios para fortalecer os pés.

 

2 comentários:

  1. Estou achando ótimo os bailarinos que estão se desenvolvendo na dança para trabalhar nas pontas dos pés. Sempre via apresentações e achava muito sexista e anti-demócratico o esforço que a bailarina fazia para sorrir, expressar a música e seu par com os pés completamente apoiados sobre o chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aline. O trabalho nas pontas é algo lindo e que pode sim ser realizado por qualquer pessoa, independente do sexo. Mas devemos salientar que só deve ser feito com orientação de um profissional qualificado.
      Ah, continue visitando a nossa página. Sempre tem dicas legais.
      Curta também nosso Facebook e Instagram. @centrocubos

      Excluir