terça-feira, 10 de março de 2015

Escolhendo o melhor sapato para o sapateado


Foto: Filippe Araujo

As aulas de sapateado já começaram e você gostaria de comprar o sapato ideal, mas está perdido? Separamos algumas dicas de como encontrar o modelo que irá atender as suas necessidades.
 
FALE COM O SEU PROFESSOR
Antes de fazer a sua pesquisa, converse com o seu professor. Ele dará conselhos e recomendações, pois cada pé é diferente. Com a sua experiência, ele pode aconselhar no tamanho, modelo e até indicar lojas com mais opções e melhores preços.

TAMANHO

Iniciantes precisam experimentar os sapatos de sapateado para saber qual o tamanho correto. O sapato que seu colega ou professor têm é ideal para o pé dele e pode não servir para você. Se você for compra-los na internet, faça uma visita a alguma loja da cidade, calce alguns pares, até descobrir qual o que se encaixa perfeitamente no seu pé.

O ajuste do sapato não só afeta o conforto, mas a qualidade de desempenho também. Ele deve acomodar perfeitamente o seu pé, para facilitar os movimentos e evitar calos. Se os sapatos são muito apertados ou muito folgados, o dançarino terá sua performance restringida e não será capaz de realizar movimentos limpos. Outra dica é provar os sapatos com uma meia para obter um ajuste mais preciso.
Ao descobrir o modelo, tente alguns passos de sapateado para perceber se eles possuem um bom ajuste, fornecem um apoio adequado e permitem uma liberdade nos movimento. Os sapatos não devem deslizar no pé ou fazer pressão durante o teste. Conforto é primordial.

MATERIAL
Escolher o material dos sapatos é uma decisão importante. Selecione o tipo com cuidado. Considere todas as opções disponíveis antes de efetuar uma compra. No mercado, há algumas opções e o aluno deve se familiarizar com as capacidades e limitações de ambos os tipos, permitindo identificar o material de sapato mais adequado. 
Couro

O couro é um material que tem a maior durabilidade e pode ser mantido por muito tempo pelo dançarino, mas possui um preço mais alto. Os sapatos tradicionais têm a parte superior de couro. Conforme a utilização do sapateador, o couro amolece, se tornando mais flexível, oferecendo maior amplitude de movimento e suporte adequado.
Sapato em couro
 
Material sintético

Sapatos de sapateado de material sintético oferecem uma alternativa menos dispendiosa em relação ao couro.  Esse tipo de material é mais rígido do que o couro e também possui uma boa durabilidade. O sintético precisa de menos cuidados e manutenção, e, juntamente com o preço reduzido, é uma ótima opção para iniciantes. No entanto, a rigidez dos sapatos faz com que a amplitude de movimento seja reduzida.

Sapato feito com material sintetico
CHAPINHAS
Dê preferencia aos sapatos com chapinhas removíveis e ajustáveis. Sapatos que já vem com elas fixas, tanto no calcanhar e na frente, não permitem uma personalização ou substituição no futuro. Inicialmente, você deve escolher o tipo que o fabricante indica para o modelo do sapato. A mais popular é a “Teletone” (chapinhas importadas da Capézio), que permitem o sapateador apertar e folgar os parafusos para ajustar o som. Quando você sentir que as chapinhas não reproduzem o seu tom preferido, pode simplesmente ter novas ou então testar diferentes tamanhos e formas, permitindo a colocação perfeita para a dança.

 A chapinha “Teletone” permite que o sapateador ajuste
os parafusos para melhorar o som
ALTURA
Comprar sapatos de sapateado com salto alto muitas vezes pode ser uma experiência desastrosa, especialmente para iniciantes. O posicionamento dos pés com sapatos de salto alto restringe consideravelmente o movimento e, sem o devido preparo, pode gerar uma lesão, pois oferecem menos apoio do que os sapatos mais baixos. Embora os sapatos de salto alto possam ser esteticamente bonitos e ajudem a desenvolver o habito de manter o peso para a frente, eles não são nada prático para iniciantes ou para aqueles que executam rotinas muito puxadas no sapateado. Os sapatos com saltos menores são ideais para todos os níveis e idades, principalmente para os iniciantes, já que fornecem um apoio adequado e limitam o risco de lesão.

Sapatos com salto muito alto podem prejudicar
o desempenho do dançarino

4 comentários:

  1. Obrigado pela dica...vou começar a sapatear e precisava de dicas para comprar meu sapato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Giovanni. Depois conta para gente como foi a sua experiência sapateando.
      Ah, continue visitando a nossa página. Sempre tem dicas legais.
      Curta também nosso Facebook e Instagram. @centrocubos

      Excluir
  2. Ola bom dia
    Adorei o posto.
    Você sabe onde posso comprar chapinhas Tele Tone no Brasil?
    Obrigada
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Você pode comprar na loja Evolution Pirouette. Eles têm site e vendem artigos de dança importados ou diferentes. Espero ter ajudado.
      Ah, continue visitando a nossa página. Sempre tem dicas legais.
      Curta também nosso Facebook e Instagram. @centrocubos

      Excluir