quinta-feira, 5 de março de 2015

Mulheres que transformaram o mundo da dança


A mulher possui um lugar importante na dança. Pinturas rupestres, estatuetas indianas, antiga arte grega e registros das tradições no Japão são o testemunho do desempenho do papel feminino no desenvolvimento do balé, sapateado, jazz dance, dança moderna, dança flamenca e dança do ventre.
Balé
Maria Taglioni
Anna Pavlova


O período de ascensão para as mulheres no balé clássico foi durante a descoberta do balé romântico na Europa, por volta de 1830 e 1840. A bailarina Marie Taglioni não só se destacou na Ópera de Paris, quando ela dançou La Sylphide , em 1832, mas sua fama ganhou a graça do publico de vários países como, Russia, Berlim, Milão e Londres, até sua aposentadoria em 1847. Foi ela quem desenvolveu a dança sobre as sapatilhas de pontas e mudou a forma como os figurinos para balé eram desenhados, tornando-os mais leves e “flexíveis”.  
O início do século 20 foi marcado por novas descobertas. Uma das primeiras estrelas foi Anna Pavlova,  conhecida por sua delicadeza, fragilidade, leveza, força e expressividade. Pavlova, por meio de suas turnês ao redor do mundo e também por sua figura carismática, tornou o balé popular por onde passava, fazendo com que meninas se matriculassem em escolas de dança para se tornar uma bailarina.  Seu maior sucesso, e que passou a ser sua marca registrada, é o solo de "A Morte do Cisne", apresentada em 1905, no teatro Mariinsky.

Jazz Dance
Lynn Simonson

Katherine Dunham


 A técnica do jazz dance foi evoluindo através das gerações e sob as influencias das tradições musicais do ritmo jazz, spirituals e blues. Katherine Dunham é conhecida como a matriarca do jazz dance e fundou a primeira grande companhia de dança para negros na América. Sua singularidade foi reconhecida ao integrar ritmos do Haiti, Cuba, Brasil e Caribe, criando a técnica de isolamento do corpo e incorporá-lo em seu estilo de dança. Seu método teve um enorme impacto no mundo do jazz e influencia os dançarinos contemporâneos. 
Outra mulher responsável pela ascensão do jazz dance foi Lynn Simonson. Sua contribuição a arte foi através da criação da técnica de Simonson Jazz. Com uma abordagem orgânica ao movimento, o método prepara o corpo para dançar anatomicamente, reconhece que cada aluno é único e trabalha dentro dos parâmetros individuais musculares e articulares. Através de conceitos como a harmonização equilibrada e profunda do alongamento, do desenvolvimento muscular adequado e da posição natural em movimento através das articulações, o dançarino compreende como seu corpo funciona e seus movimentos ficam mais naturais. Sua técnica ganhou o mundo e mudou a maneira como o jazz é ensinado.

Dança Flamenca


Juana la Macarrona
Angelita Vargas


A dança flamenca foi criada no sul da Espanha, no século 15, provavelmente resultante da influência dos Mouros com possíveis origens na Índia. Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto, acompanhado por violão e palmas. Como os homens se encarregavam da cantoria, as mulheres tiveram destaque como dançarinas. Uma das primeiras foi Juana la Macarrona, que se apresentou pela primeira vez em Sevilla, com o cantor Silvério Franconetti, mas logo se tornou popular não só em território espanhol, mas em toda a Europa. Outra dançarina influente foi Angelita Vargas, considerada uma das maiores estrelas da dança flamenca por levar esse estilo a todo o mundo.
Dança Moderna


Loie Fuller
Isadora Duncan
 
Lideradas por mulheres, a dança moderna começou a se desenvolver no final do século 19. Loie Fuller foi uma das pioneiras. Ela empregou sua própria abordagem natural para o movimento e improvisação, tornando-se uma estrela nas Folies Bergère em Paris. Inspirada pela arte grega, Isadora Duncan abriu o caminho para o estilo de dança livre, acreditando que era mais importante expressar a essência da vida através do movimento, sem precisar seguir os preceitos do balé clássico. A americana Martha Graham exerceu considerável influência sobre o desenvolvimento da dança moderna através de sua sede em Nova York Martha Graham Centro de Dança Contemporânea .

Sapateado


Florence Mills
Shirley Temple e Bill 'Bojangles'
 
Florence Mills era hábil em dançar, mas com o sapateado ela era conhecida pela sua performance acrobática e excêntrica.  Aprendeu sapateado com o seu amigo pessoal Bill "Bojangles" Robinson , durante sua passagem por Chicago em 1916-1917. Já a sapateadora Ann Miller ficou famosa por sua velocidade com os pés . Há relatos de que Ann conseguia sapatear 500 vezes por minuto.  Seu favorito par de sapatos de sapateado era alegremente apelidado de "Moe e Joe ".
Dentre as estrelas do sapateado,  nenhuma foi mais adorada que Shirley Temple. A pequena dançarina cantou e sapateou filme após filme ao lado de Bill Robinson como se estivesse brincando. Shirley também foi responsável pela popularização do sapateado pelos Estados Unidos. Sua performance foi reconhecida pela indústria cinematográfica através de um prêmio Oscar em miniatura quando ela tinha seis anos.

Dança do ventre


Thaia Carioca
Dahlena
 


A dança do ventre parece ter suas origens no passado distante,  porém sua ascensão na Europa e na América do Norte se deu no final do século 19. Várias das atrizes de cinema introduziram a dança do ventre nos musicais da década de 1930 e 1940. As primeiras estrelas responsáveis pela popularidade da dança foi Tahia Carioca, Samia Gamal e Nelly Mazloum. A partir dos anos 60, a dança do ventre se tornou cada vez mais conhecida nos Estados Unidos, através das dançarinas Dahlena e Serena.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário