sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como sair bem nos primeiros anos da faculdade de Dança


A dança deixou de ser hobby e passou a ser considerada como uma carreira. No Brasil e no exterior, o curso de Dança é indicado para aqueles que desejam aumentar e aprimorar seus conhecimentos nas artes corporais. Disponível como Licenciatura ou Bacharelado, o estudante tem a possibilidade de escolher em que área quer atuar e tem a duração de quatro a cinco anos, dependendo da instituição. Na graduação, o aluno aprende os mais variados tipos de dança na teoria e prática.
Após a conclusão do curso, é recomendado obter o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho (DRT), através de uma avaliação no sindicato do seu estado. Para receber esse registro, será necessário possuir o diploma de curso superior, certificados correspondentes às habilidades reconhecidas ou ainda um atestado de capacitação profissional.

Se você escolheu esse ramo como profissão e está cursando uma faculdade, confira algumas dicas de como se sair bem durante a graduação.

1. Não falte as aulas
Os alunos do primeiro ano se veem confrontados com muita liberdade. Encare a faculdade como uma única oportunidade para absorver informações de profissionais de diversas áreas de estudo. Seja paciente. Confie no processo. Utilize esses anos para ouvir, estudar e aprimorar seu conhecimento. Você foi para a faculdade para aprender, honre esse compromisso. 

2. Tente algo diferente
A faculdade é um ambiente "seguro" para tentar algo novo. Você está interessado em outros projetos que mesclem marketing, saúde ou a fotografia? Algumas disciplinas são uma excelente maneira de provar cursos introdutórios, além de ampliar seus horizontes criativos.
3. Crie um Portfólio

Documente todos os projetos em que participa. A dança é uma arte visual, por isso registre com vídeo e fotografe tudo que você faz. Há muitas maneiras acessíveis para documentar o seu trabalho. A cada performance e outros trabalhos, atualize regularmente o seu currículo. Assim fica mais fácil mostrar o seu trabalho quando uma oportunidade surgir.
5. Faça cursos
Leia sobre eventos atuais na dança e assista ao máximo de espetáculos dança. Estenda a mão para possibilidades de estágio e de cursos livres. Ofereça-se para servir como assistente de ensaio e faça trabalhos voluntários. As ligações feitas durante seus anos de faculdade pode pavimentar o caminho para o seu futuro emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário