sexta-feira, 17 de julho de 2015

Retornando as aulas


As férias já estão acabando e segunda, dia 20, as aulas retornam. Depois de várias semanas fora da dança, é também o primeiro dia de volta aos exercícios. Os bailarinos chegam como muito entusiasmo, porém logo aparece a frustração ao perceber que a recuperação do ritmo é lenta. Para ajudar a tornar os primeiros dias de volta a dança menos dolorosa e frustrante, separamos algumas dicas.

1.Seja paciente
Não espere que na primeira aula após as férias seu corpo esteja exatamente como no último dia que você dançou. Permita que o seu corpo e seu cérebro voltem a sincronia com calma e lentamente. Lesões acontecem na primeira semana porque esperamos que o nosso corpo atue de acordo com a nossa ânsia. Muitas vezes, a aula de retorno é sensacional e a seguinte você não consegue executar nenhum movimento com plenitude. Não se desespere! Esta é uma parte normal da realização atlética. Permita-se ter alguns dias de altos e baixos antes de voltar ao seu ritmo normal de progresso. 

2. Concentre-se em sua técnica
Ao ficarem muitas semanas parados, os bailarinos tendem a “enferrujar”. O en dehor não abre muito e suas pernas ficam tortas. Antes de tentar forçar, lembre-se que a rotação deve ser feita a partir dos seus quadris, e não dos seus pés. Girando os seus pés para o seu limite pode causar dor no joelho, pois seus músculos rotadores estão fracos. Se sentir uma dor fina nos joelhos, diminua a rotação dos pés. Para garantir a volta sem dor, faça exercícios na primeira posição.

3. Vai ser dolorido!
Nunca force. Respeite o limite do seu corpo. Muitas vezes, deixar os músculos relaxados durante os exercícios de alongamento ajuda a prevenir lesões e dores musculares. Beba muita água para ajudar a eliminar o ácido lático, tome banhos gelados, coma de forma saudável com muitas frutas e vegetais frescos, limite a ingestão de sódio, e tenha uma boa noite de sono. Depois das aulas aparecerão as dores musculares, que indicam que seu corpo está mais forte e mais flexível. Mas não esqueça de prestar atenção ao que seu corpo está dizendo. Não ignore a dor. Aprenda a diferenciar a dor do trabalho duro e a dor de uma possível lesão. 

4. Trabalhe sua força central
A força do centro do corpo é a base para bons bailarinos. Com o abdômen e outros músculos do tronco fortalecidos, é possível realizar diversos movimentos com perfeição. Fazer alguns exercícios extras ajuda a acelerar a volta ao ritmo. Ter um centro fraco pode levar a todos os tipos de lesões de músculos, além de fraturas na espinha. Existem muitos exercícios diferentes de isometria simples usando a gravidade e o peso do próprio corpo. Converse com seu professor para aprendê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário