terça-feira, 11 de agosto de 2015

Como você se vê?

Foto: Seelederschar

Já escrevemos diversos textos mostrando que não é necessário ter um corpo de “modelo” para dançar. Nossos corpos são instrumentos do movimento e tentamos esculpi-lo através de um treinamento para executar o seu melhor, e estamos constantemente avaliando nós mesmos, a fim de aperfeiçoar nossa técnica. 
A aceitação do nosso corpo é um desafio para os bailarinos, pois, ao fazer uma analise corporal, é muito mais fácil apontar as falhas do que reconhecer e elogiar as belezas. Cultivar uma imagem corporal positiva, onde se pode avaliar e criticar seu corpo sem repreendê-lo, é crucial para o sucesso como bailarino.
A "Imagem Corporal" refere-se à forma como você enxerga o seu corpo – tanto literalmente, através do seu reflexo em um espelho, tanto na maneira como você é representado na sua mente. De um modo geral, existem dois tipos de imagem: positivo e negativo. Alguém com imagem positiva do corpo se sente bem, exatamente como ele é, enquanto alguém uma imagem corporal negativa tende a se sentir infeliz e desconfortável consigo mesmo. Para a maioria das pessoas, a sua imagem corporal oscila entre os dois, dependendo de suas circunstâncias atuais. 
 A coisa interessante sobre uma imagem corporal negativa é que você pode livrar-se dela. Tudo o que você pode fazer é, através de uma prática comprometida, mudar os seus pensamentos e sentimentos negativos sobre o seu corpo para os mais positivos.
Com isso em mente, aqui estão algumas estratégias simples, que você pode começar a fazer agora, para ajudar a melhorar a sua imagem corporal.
*Pense positivo
A imagem corporal é um resultado de como nós vemos, sentimos e pensamos sobre nossos corpos. O primeiro passo é simplesmente começar a monitorar aquilo que se passa na sua mente. Tente substituir o pensamento negativo com um mais positivo. As afirmações positivas são mais benéficas e têm forte conteúdo emocional. Por exemplo, ao invés de pensar "Estou condenado a ser gordo", afirme o seguinte, "Meu corpo é bonito como é, e eu tenho todas as ferramentas que preciso para fazer as alterações desejadas, se eu assim escolher”.
Pode soar piegas, mas ao fazer suas próprias afirmações, a sua mente começa a criar instruções que lhe permitem trabalhar em direção às metas racionais e realistas para si mesmo e seu corpo. 
*Use o espelho como uma ferramenta útil, em vez de um inimigo
Você já caminhou em um estúdio e ficou se analisando no espelho? Na sala de aula, o espelho é uma ferramenta importante para os bailarinos, pois têm a capacidade de dar um feedback imediato do que podemos usar para melhorar a nossa dança. Porém, eles também podem nos deixar mal sobre nossos corpos.
Ao escolher usar seu reflexo como uma ferramenta para o auto aperfeiçoamento, é importante ter em mente que os espelhos não são precisos. Eles são literalmente "imagens especulares" daquilo que estão a frente deles. Se você começar a perceber que é incapaz de usar o espelho de forma produtiva, imediatamente, pare de se olhar no espelho.  Tente mudar o seu foco para a classe ou para aquilo que você está dançando. Não permita que o espelho defina o seu corpo ou sua dança.
*Pare de fazer comparações
Quase todo mundo, em algum momento de suas vidas, comparou-se com outra pessoa. Fazer uma comparação nem sempre é ruim. Na verdade, pode ser uma ferramenta útil para a definição de metas e auto aperfeiçoamento. Mas, ele também pode levar a uma espiral descendente de, em última análise, uma imagem corporal negativa e auto aversão. 
Lembre-se, bailarinos são pessoas. Todas as pessoas são diferentes. Todas as pessoas têm pontos fortes e fracos. E, mais importante, não existem pessoas perfeitas. Se você insiste em comparar-se com outro, mesmo ficando mal, escolha alguém com um tipo de corpo semelhante ao seu. Vai ser uma representação muito mais precisa, permitindo que você use a comparação como ferramenta para trabalhar no sentido de um objetivo concreto e realista.
Uma maneira ainda melhor é comparar-se a si mesmo. Onde você está agora em comparação a uma semana atrás? Um mês atrás? Um ano atrás? Quais ações que você pode fazer você chegar lá? 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário