quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A importância do sono para balarinos

Foto: Filippe Araujo


Bailarinos não tem nenhum problema em gastar horas ensaiando, assistindo vídeos de seus dançarinos favoritos no YouTube ou passar a madrugada fazendo pesquisa sobre artigos de dança. Isso tudo é muito bom para você ganhar mais conhecimento, mas só tem um problema: você está perdendo um dos fatores mais importantes para se tornar o melhor bailarino. Dormir!
Pesquisas mostram que o sono é a experiência comportamental mais importante que temos. Quem tem uma rotina normal gasta 36% de sua vida dormindo. A maioria dos bailarinos não gostam de dormir por 8 horas, pois acreditam que mais tempo deve ser dedicado a treinos ou outras atividades. Mas precisamos entender por que o sono é fundamental para os nossos corpos.

1- Quando você dorme, seu cérebro não para
Algumas áreas do cérebro são mais ativas enquanto você está dormindo do que quando você está acordado. Muitas interações diferentes estão ocorrendo durante o repouso. Essas interações são saudáveis ​​e ajudam-nos mais tarde, quando estamos acordados.

2- Sono traz restauração
Tudo o que é aprendido durante o dia é restaurado e reconstruído, enquanto estamos dormindo. Se você está privando o seu sono, você vai ter dificuldade em recordar uma coreografia ou até mesmo uma simples sequência de aula. O sono provoca a consolidação da memória, colocando toda a nova informação em um lugar precioso, onde você pode recuperá-la depois.

O sono também nos ajuda a resolver problemas. A neurociência mostra que dormir bem permite encontrar soluções criativas nos momentos de crise.

3- A privação do sono pode levar ao ganho de peso
A pesquisa mostra que os seres humanos estão dormindo cerca de 2 horas a menos por noite do que as sugeridas 8 horas. Quando seu corpo não consegue dormir, ele reduz sua capacidade de executar atividades com mais rapidez.

Além disso, dormir 5 horas ou menos a cada noite significa que você tem uma probabilidade de 50% de ser obeso. Essas horas menos dormidas refletem na redução da produção de leptina durante a noite e no aumento da produção de grelina (hormônio que nos faz sentir fome).

Dessa forma, estamos produzindo mais hormônios que estimulam nosso apetite, menos hormônios sacietógenos e conseqüentemente favorecendo aumento do peso corporal. A alimentação saudável associada à atividade física para manutenção de peso saudável e saúde não serão eficientes se não existir um sono reparador durante a noite, que favorece a produção adequada da leptina e grelina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário