quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dicas de higiene pessoal para bailarinos




Dança, como qualquer atividade atlética, envolve muita sujeira e suor. Acontece. Com todo o que agachamento, saltos e outros movimentos mais rápidos, nada mais natural do que sair da aula completamente encharcado. Com toda a correria da vida, principalmente os bailarinos adultos, nem sempre dá para prestar atenção em detalhes como o uso correto do desodorante, lavagem de farda, entre outras coisas. Para te ajudar, criamos estas quatro dicas para manter-se fresco durante a aula.


1. Usar desodorante.

O uso do desodorante deve ser feito logo após o banho. Nunca, nunca, coloque desodorante em um corpo já sujo. Isso seria como colocar flores em cima de sua lata de lixo esperando que ele cheire como um prado de primavera. Você não pode mascarar odores ofensivos com fragrâncias. Encontre um antitranspirante que funcione bem com sua química corporal única. Às vezes, encontrar o que funciona melhor para você é uma questão de tentativa e erro. Outra dica simples é a aplicação do desodorante. Ele é projetado para ser colocado quando suas axilas ainda estão úmidas de lavagem. O antitranspirante funciona melhor quando é aplicado na pele levemente molhada. Ele deve ser colocado no momento em que você sair do chuveiro, antes de passar a toalha seca. Estranho mas é verdade. Tente!
E em relação a tipos de desodorante, descobrimos que o melhor produto a ser utilizado é um qualquer na forma sólida, em vez de spray aerossol. 
 2. Cuidado feminino.
Senhoras, não entrem em pânico! Não há problema algum em dançar durante o seu período menstrual. Existem muitos produtos discretos para acomodar suas necessidades.   Se você está preocupada com odor, considere o uso de absorvente íntimo ou coletor. Mas se a sua preocupação é com vazamento, use um produto com maior absorção e adicione uma camada extra, como uma saia ou short, para fixar melhor o absorvente nas suas roupas de dança. Para ficar mais segura, sempre tenha um estoque de produtos de cuidados femininos em sua bolsa de dança.
3. Manutenção do fardamento após cada aula.
Sempre lave suas roupas de dança depois de cada aula. Suor e pele morta podem incorporar no tecido e criar bactérias. O mesmo vale para seus sapatos de dança. Se você dança neles três vezes ou mais por semana, e assim que acaba a aula, retira o sapato e aquele mau cheiro se espalha pelo ambiente... Prepare sachês com bicarbonato de sódio ou jogue pó antisséptico ou sal fino de cozinha, coloque nos sapatos imediatamente e coloque-os para arejar na sombra por 6 horas.  Essas substâncias tem a função de absorver a umidade, minimizando o mau cheiro. Depois retire o sachê ou as substâncias e guarde o calçado. Ele estará pronto para ser usado novamente e sem chulé! Outra opção é o velho e bom jornal. Ele funciona como um filtro de carbono ativado e absorve todo o tipo de umidade. Coloque algumas folhas dentro dos sapatos e deixe lá durante toda a noite.

(Obs.: Não coloque o bicarbonato de sódio diretamente nos calçados. O contato da substância a pele pode ser nocivo)
4. Evitar o perfume / colônia.
Por mais que esse seja um hábito apreciado, usar perfumes fortes na aula não é legal. Pense nisso: se todos os alunos usarem perfume ou água de colônia para ir a aula, você pode imaginar os aromas conflitantes rodopiando em um local já abafado? Isso criará um ambiente sufocante, podendo induzir até dores de cabeça e náuseas. Portanto, fique apenas com o sabão, água, desodorante. Feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário