sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Grandes Companhias: Ópera de Paris



Futuras estrelas da escola de balé nas escadas do Palais Garnier


A história do balé clássico se mistura com a criação do Paris Ópera Ballet School. Com sede na capital francesa, esta escola de dança deu origem a companhia oficial da Ópera de Paris, iniciada em 1669, durante o reinado de Luís XIV, na França.

Rei Luis XIV era amante da dança

O rei era apaixonado pela dança e tinha o apoio do Cardeal Mazzarino. Ele foi res­pon­sá­vel pelo début de Luis XIV nessa arte e pela ida do ita­li­ano Giovanni Baptista Lully para a França, em 1652. Lully era um dos bai­la­ri­nos pre­di­le­tos do rei e compôs alguns espetáculos para ele.  Em 1653, Giovanni criou o “Balé Noturno da Realeza”, onde o rei apa­re­cia no papel da luz que ilumina e fer­ti­li­za a terra. Foi desse personagem que surgiu o codi­nome “Rei do Sol”. 

Antigo registro da escola de balé Ópera de Paris
Desde então a Ópera de Paris representa em seus palcos os principais espetáculos de dança do mundo. Lá foram criados os mais importantes balés de repertório como Coppelia, La sylphide, Paquita e O Corsário.

Aurelie Dupont foi destaque do Ópera de Paris

Além de ser a mais antiga e tradicional companhia de dança, a Ópera de Paris abriga uma escola onde jovens aprendem essa arte e de lá saíram bailarinos famosos, incluindo Agnes Letestu, Aurélie Dupont, Ludmila Pagliero  e Nicolas Le Riche.   

 
Palácio Garnier é o espaço onde foram apresentados grandes espetáculos
 
A instituição, simbolizada pelo Palácio Garnier, cravada na região central de Paris, foi o palco de brilhantes diretores como Jean-Georges Noverre, no século 18, Brigitte Lefèvre, e o genial Rudolf Nureyev. 

O diretor e também bailarino Rudolf Nureyev


Em 2010, o cineasta Frederick Wiseman lançou o documentário “A Dança”, onde a rotina dos dançarinos, treinadores, diretores e coreógrafos do Balé da Ópera de Paris são reveladas.





Fonte: Site Oficial Ópera de Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário