Foto: Filippe Araujo |
O instrumento de trabalho do
bailarino não é a dança, mas o movimento. E no mundo da dança contemporânea, o
bailarino consegue expor essa ideologia através de sentimentos e
sensações, transmitidos pelo seu corpo.
As exigências da dança contemporânea
são únicas. Se comparado ao balé clássico, podemos dizer que a técnica é
diferente, mas há uma similaridade dos movimentos. As duas modalidades buscam o sincronismo
perfeito e a técnica apurada que resultam em um bom desempenho corporal, através de um treinamento composto por exercícios de alongamento,
flexibilidade, quedas, saltos, equilíbrio, resistência aeróbica, anaeróbica,
entre outros.
O battemant tendu é um movimento utilizado no balé e na dança contemporânea |
Para que não haja uma sobrecarga
nas articulações e nos músculos, o aluno deve ter uma consciência anatomica. Enquanto nos livros de
anatomia parece que somos todos iguais, fisicamente somos pessoas diferentes.
Se dermos o mesmo treinamento para quatro dançarinos, cada um o executará de
uma maneira distinta. Por isso é importante conhecer o seu corpo para prevenir
lesões.
Por exemplo, ao começar um
exercício a partir do centro do corpo, deve-se ter um alinhamento correto e
equilíbrio muscular para que a diminuição de sobrecarga na coluna seja sentida
e com isso, haver menos descarga nas articulações, tornando o bailarino mais
preparado para as demandas da dança contemporânea.
As quatro curvaturas da coluna vertebral e o eixo do bailarino |
Um trabalho de aperfeiçoamento da
percepção corpórea ajuda o bailarino a executar melhor a coreografia, respeitando
seus limites na execução de movimentos. Ao saber a localização dos eixos
ósseos, diferenciar ângulos de amplitude articular, direção das fibras
musculares, distinção entre os tecidos muscular, conjuntivo e epitelial, permite
o reconhecimento dos limites e da localização desse corpo no espaço. É o sentir
para agir.
O foco dos bailarinos de dança
contemporânea está no fluxo energético e na expressão da emoção. Portanto a representação convincente e
precisa vem da compreensão do seu alinhamento esquelético e dos locais de
assimetria, bem como das suas próprias restrições de movimento.
Músculos utilizados durante o movimento |
Com a facilidade da Internet, há
uma disseminação de informação. No entanto, precisamos ter muito cuidado com a
qualidade do que é publicado. Somente um profissional, nesse caso a professora,
é capaz de analisar padrões de movimento e usar o nosso conhecimento anatômico
para elaborar um programa de condicionamento adequado para treinamento e
desempenho ideal.
Fonte: The Ballet Blog, da fisioterapeuta Lisa Howell
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