sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Grandes Companhias: Jazz Tap Ensemble





Foto: Divulgação

O TAP Dance ou Sapateado é caracterizado por utilizar o som de um sapato com placas de metal nos dedos e no salto como instrumento percussivo, fundamental nesta dança. O sapateado tem origem em danças africanas que, posteriormente, foi modificado pelos escravos nos Estados Unidos.  Ao longo dos anos, foram integrados elementos do sapateado irlandês e da dança de tamancos inglesa e depois, no início do século XX, acrescentou-se o jazz.



Foto: Divulgação

Foi a partir dessa mistura que em 1979 três grandes dançarinos e três músicos criaram o Jazz Tap Ensemble. Com um repertório que une o sapateado rítmico a musica ao vivo, o JTE foi um dos pioneiros no sapateado dos Estados Unidos, e responsável pela popularidade da modalidade no país.


A co-fundadora do JTE, Lynn Dally

Uma das co-fundadoras do JTE foi a dançarina e coreografa Lynn Dally. Ela é reconhecida pelo seu papel no renascimento do sapateado na América. Como dançarina e coreógrafa, teve a honra de ser a primeira sapateadora a ganhar o prêmio Guggenheim Fellowship em coreografia, por suas criações originais para concertos.

Foto: Divulgação


A sagacidade e profunda musicalidade do JTE, já foi apresentada nos principais festivais de sapateado como em Nova Iorque, Boulder/Denver, Portland, Houston, Boston, São Francisco, pelo Sudeste Asiático e América Latina, e nos grandes palcos do Centro Kennedy, o Smithsonian, do Teatro Riverside, em Londres, do Theatre de la Ville, de Paris, e da Maison de la Danse, de Lyon.

Foto: Divulgação



Trinta anos de inovação em sapateado produziram incontáveis coreografias originais que tiveram a colaboração de grandes nomes do sapateado como Jimmy Slyde, os Nicholas Brothers, Charles “Honi” Coles, Eddie Brown, Brenda Bufalino, Dianne Walker, Savion Glover e Gregory Hines.



Fonte: Jazz Tap Ensemble.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário