sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Grandes Companhias: Royal Ballet

Corpo de baile durante ato de O Quebra Nozes



A Royal Opera House, em Londres, é reconhecida mundialmente pela qualidade de sua arte e por ser a casa de uma das maiores companhias de dança, a Royal Ballet. Os mais famosos bailarinos já passaram pelo palco, tornando cada produção um sonho.

Royal Opera House é p local onde são apresentados
os maiores espetáculos do mundo


A fascinante história da Royal Ballet começa em 1926, com a vontade do irlândes Dame Ninette de Valois, filho da bailarina Ninette de Valois, em fundar uma escola de dança para meninas, que, no futuro, pudessem dançar repertórios. Mais tarde a escola ganhou o nome de  Sadler’s Wells Ballet School e os meninos tiveram a oportunidade de aprender a dançar. Valois empenhou-se em estabelecer uma sólida base do repertório clássico para a companhia, que encenou sua primeira produção clássica em 1932, com o Ato II de O Lago dos Cisnes.

Em 1946, a escola, que era sediada em teatro Sadler's, mudou-se para o recém re-inaugurado Royal Opera House. Porém, foi apenas dez anos após a mudança, que a companhia recebeu o título real, tornando-se a então conhecida Royal Ballet Company.

Carlos Acosta durante ensaio


Hoje a companhia tem aproximadamente 900 funcionários entre bailarinos, figurinistas, camareiras, técnicos e administrativo , que possuem uma rotina diária de trabalho de oito horas. Os bailarinos começam as atividades às nove e meia da manhã, com uma hora e meia de aula, seguindo com ensaios no restante do dia, finalizando com os espetáculos que acontecem à noite.

Mara Galeazzi prepara a maquiagem
para a performance de The-Firebird


Anualmente, a companhia chega a ter uma media de 160 espetáculos, sem contar com a turnê que fazem todos os anos, de setembro a julho.  Devido ao trabalho árduo, o consumo de sapatilhas de ponta é alto. Cada bailarina, utiliza em média dez pares por mês. No total, mais de seis mil pares de sapatilhas de ponta são descartadas por ano.

Os brasileiros Thiago Soares e Roberta Marquez são
 bailarinos principais na Royal Ballet



Hoje a Royal Ballet é formada por bailarinos de diversos países. Porém, para conseguir uma vaga nessa seleta escola, o candidato tem que enviar um currículo com vídeo à instituição solicitando uma audição, pois a companhia não períodos específicos para seleções.

Os nomes mais famosos que já ajudaram a escrever a história da Royal Ballet foram Margot Fonteyn, Rudolf Nureyev,  Carlos Acosta , Tamara Rojo, Natalia Osipova e Marianela Nuñez. Os bailarinos brasileiros Thiago Soares, Roberta Marquez e Mayara Magri, também estão se destacando na companhia.

Natalia Osipova entrou para o elenco principal da Companhia em 2013



Além das apresentações no teatro, os espetáculos da Royal Ballet podem ser assistidos nas telas de cinema. Com esse projeto, milhares de pessoas já tiveram a oportunidade de conhecer a história de A Bela Adormecida, La File Mal Gardée, O Quebra-Nozes, Dom Quixote, Alice, O Lago dos Cisnes, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário