segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval combina com Balé




Colombina e Arlequim. Foto: Reprodução / Blog Só Ballet


Quem disse que balé não combina com carnaval? Todo nós conhecemos os famosos personagens Arlequim, Colombina e Pierrot, e os seus figurinos sempre estão presentes em bailes da folia do momo. Mas você sabia que existe um balé de repertório, onde eles são os principais elementos da história?

Ilustração da Commedia Dell'arte. Foto: Reproduão / Wikipedia


Harlequinade é uma adaptação da Commedia dell'arte, espetáculo humorístico muito popular entre os séculos XVI e XVII na Itália e na França. O enredo gira em torno da vida de seus cinco personagens principais: Arlequim, Pierrot, Colombina, Pierrete e Cassandre. Com o título original Les milhões d' Arlequin, a história foi coreografada por Marius Petipa e a música criada por Riccardo Drigo, para o Ballet Imperial de São Petersburgo, na Rússia, em 1900. Mas foi George Balanchine o grande responsável pelo renascimento da obra. Através de uma homenagem ao 65 º aniversário da história, o New York City Ballet  recriou o repertório em dois actos, com o nome de Harlequinade, em 04 de fevereiro de 1965.

Figurino do Arlequim em 1965.
Foto: Reprodução / Blog Russian Ballet


Com muita máscaras e figurinos coloridos, Harlequinade conta a história de amor entre Arlequim e Colombina, e como eles conseguem ultrapassar os planos do pai da moça, Cassandre, que pretendia casá-la com um homem rico e velho, Léandre. Para atrapalhar as investidas de Arlequim, Cassandre recebe a ajuda de seu criado Pierrot ao mesmo tempo em que é atrapalhado por Pierrete, esposa de Pierrot. Para conseguir seus intentos, Cassandre faz com que Arlequim seja feito em pedaços, mas a La Fee Bonne (a fada boa), reconstrói Arlequim e enche de ouro, para que assim ele possa se casar com Colombina.

Confira um trecho do Pas de Deux desse repertório mágico e deixe que o amor de Colombina e Arlequim contagie o nosso carnaval.



Lembrando que as nossas aulas retornam nessa quinta, dia 06 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário