sexta-feira, 7 de março de 2014

Grandes Histórias: Juilliard School

Sede da Juilliard School, em Nova York.
Foto: Reprodução/ Acervo Juilliard


Quem já assistiu filmes sobre dança, certamente ouviu o nome dessa escola de artes que se tornou referencia no mundo. A Juilliard School está localizada na cidade de Nova York e o nível de excelência dos alunos se tornou uma tradição que há mais de 100 anos atrai e prepara os artistas mais talentosos.

Apresentação dos alunos da Juilliard School. Foto: Reprodução / Ny Times


História
Em 1905, nasceu o Institute of Musical Art, e em sua grade havia apenas estudos em música. Para homenagear o comerciante Augustus Juilliard, que era incentivador da música nos Estados Unidos, em 1920 a escola passou a se chamar Juilliard School. Mas foi apenas em 1951 que a dança passou a ser um curso regular no centro de estudos.

Pina Bausch, em 1959, durante aulas de técnica clássica.
Foto: Reprodução / Dance Magazine

A primeira diretora do núcleo de dança foi Martha Hill. A ideia de reunir os melhores profissionais na dança moderna, como José Limon e Martha Graham, transformou a escola na primeira instituição de ensino a oferecer uma instrução igualitária nas técnicas de ballet e no contemporâneo, o que na época foi inovador.

Alunos em 1960, durante alongamento. Foto: Reprodução/ Acervo Juilliard


O Diploma
Para receber a graduação de Bacharelado em Belas Artes, são necessários quatro anos de estudos. Anualmente, é aberta uma turma com 24 vagas (12 femininas e 12 masculinas) e as audições são feitas através de teste com vídeo (para quem é estrangeiro) ou presencial. Todos os candidatos passam por provas em aulas de barra, dança contemporânea e, o teste final, o solo. A rigidez da instituição é famosa. Há casos em que os candidatos são desclassificados durante a aula da barra, e a pessoa vai embora sem concluir a sequencia. Tenso!

Sala de dança. Foto: Reprodução /  Arch Record


Ao ser aprovado, o aluno tem a oportunidade de estudar disciplinas como ballet, dança moderna, repertório, elementos da performance, técnica Alexander, história da dança, anatomia, cenografia, produção, atuação e “liberal arts” (que contempla a arte de uma forma mais ampla, ensinando literatura, filosofia, sociologia, e outros campos).

Grandes nomes da Juilliard School: Pina Bausch, Paul Taylor e Robert Battle



A missão da Juilliard School é oferecer o mais alto calibre de educação artística para talentosos dançarinos de todo o mundo. Essa excelência é comprovada na trajetória de grandes bailarinos que se formaram na escola como Pina Bausch, Robert Battle, Ohad Naharin, Mercedes Ellington e Paul Taylor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário