quarta-feira, 12 de março de 2014

Quadril é responsável por aumento de flexibilidade

Foto: Reprodução / Healthy Living

Se perguntarmos a um bailarino qual a parte do corpo que é mais importante para execução de passos, a maioria responderia as pernas. Porém, poucos têm a consciência de que o quadril pode ajudar ou sabotar o seu espacate ou gran ecart, e por isso é preciso dar atenção a ele para um melhor desempenho na dança. É graças ao núcleo do corpo que conseguimos força para piruetas e gran jetés perfeitos.

Uma visão dos ossos do nosso corpo.
Foto: Reprodução / Blog Educação Física


Por se uma articulação formada pela união entre a pelve e o fêmur (osso da coxa), o quadril é considerado a parte central do corpo. Quem controla os movimentos de sentar, levantar pernas, giros, entre outros, são os músculos flexores do quadril (os principais são psoas maior, reto femoral, sartório e ilíaco). Bailarinos precisam ter esses músculos fortes e flexíveis para ajudar a controlar a subida e descida da perna, e manter uma posição estável, desde os quadris até os pés. 



Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Calgary, Canadá, na revista Sports Health, afirma que a falta de fortalecimento muscular na região da bacia aumenta o impacto sobre os joelhos e os pés durante as atividades, o que pode ocasionar lesões nessas áreas. A pesquisa observou 24 atletas durante seis semanas e concluiu que 22 deles conseguiram aumentar quase 50% da força do quadril depois de incluir em sua rotina, exercícios de alongamento.

Como o nosso corpo trabalha durante a execução de um movimento.
Foto: Reprodução / Blog Caroline Coms

Os benefícios adquiridos por um alongamento regular são o aumento da flexibilidade e o relaxamento dos músculos, permitindo uma amplitude de movimentos. O ideal é fazer as sequencias lentamente durante 30 segundos, três vezes.  A cada repetição, você deve ser capaz de se esticar ainda mais. Durante os exercícios, apenas deve ser sentida uma sensação de tensão muscular na área, e não dor.


O quadril pode ser um importante componente no desenvolvimento e na performance dos bailarinos, mas para isso é importante seguir as instruções do seu professor e não tentar fazer exercícios sozinho. Praticar qualquer atividade física sem orientação profissional pode gerar lesões. 

Fonte: The Ballet Blog, da fisioterapeuta Lisa Howell

Nenhum comentário:

Postar um comentário