sexta-feira, 25 de abril de 2014

Grandes Histórias: Raça Companhia de Dança


Foto: Reprodução /  Funarte

Fundada em 1986 pela Mestra Roseli Rodrigues, a Raça Companhia de Dança de São Paulo colocou o jazz num patamar diferenciado no Brasil por fazer com que espectadores se sensibilizem com a dança e a proclamem como arte de linguagem universal.
A companhia surgiu após um grupo de 16 alunos de Roseli apresentarem, no Encontro Nacional de Dança, uma coreografia com a música  "Raça", de Milton Nascimento. Após o sucesso no festival, a coreografa decidiu aperfeiçoar a técnica desses jovens e, no dia seguinte da competição, contratou um professor de dança clássica para sua escola.
 
Além de coregografar e dirigir, Roseli Rodrigues também
participava dos espetáculos. Foto: Reprodução / Mãos que Dançam
Ao longo dos anos, o Grupo Raça foi se destacando pelas coreografias que mesclavam raízes brasileiras com dinâmicas transitórias do universo urbano. Hoje, a companhia possui trabalhos com uma linguagem mais contemporânea. Porém, essa transição de gêneros não permitiu que Roseli deixasse de lado as técnicas do jazz que são incorporadas em seus espetáculos, sempre com grande qualidade poética e artística.

Os espetáculos Tango Sob Dois Olhares, Coisa Estranha – A Evolução da Espécie, Novos Ventos,  De Minh´Alma, Principia H, Pari Passu, 3.2, Iyanu, Caminho de seda, Cartas Brasileiras e mais outros 20 foram sucesso de público e crítica devido a mistura de ritmo e ousadia da companhia.
 
 
 
Referência dentro da cena contemporânea brasileira, o Grupo Raça possui 80 prêmios e tem em seu repertório coreografias de Luis Arrieta, Ivonice Satie e Henrique Rodovalho. Além de criar espetáculos premiados, a companhia promove workshops pelo Brasil com a proposta de popularizar e traduzir a dança no Brasil.

Em março de 2010 a companhia perdeu sua fundadora. Roseli Rodrigues lutava contra um câncer linfático.  Mesmo com a perda repentina, o trabalho e a evolução do grupo continuam através da direção de Edy Wilson.
Com a proposta de manter a trajetória de Roseli, a companhia possui a Escola do Grupo Raça, onde crianças e adultos aprendem diferentes modalidades e são preparados para enfrentarem mercado competitivo da dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário