segunda-feira, 5 de maio de 2014

Evolução do Balé


Foto: Reprodução / Dancetabs
 
A definição do que é balé clássico se deu a partir do aperfeiçoamento de gêneros. Toda a técnica aprendida em sala de aula e vista nos palcos, foram extraídas no início do século XVIII, inicialmente pela escola francesa, com apoio do Rei Luis XIV para desenvolver a dança acadêmica, seguida pelas escolas italiana e russa. Com o passar dos anos, a prática do balé mudou e hoje, se tornou mais verticalizada, virtuosa e atlética. Os bailarinos conseguem ter maior número de giros, saltar mais alto e possuem corpos elásticos.  
Como já foi explicado no texto “Acriação do Tutu e os seus modelos”, após a adaptação dos figurinos, o bailarino conseguiu mais liberdade corporal e isso refletiu na dança. Nesses vídeos, percebemos a evolução do balé clássico no século XX, em relação à amplitude nos movimentos.

1- Anna Pavlova - 1920
A bailarina Anna Pavlova mostra nos solos a graciosidade qua a tornou referencia mundialmente.
 
 2- O Lago dos Cisnes - 1930
Bailarinas mostram uma cena do Lago dos Cisnes.
 
3- Jovens bailarinas - 1920 a 1939

Naquela época, as sapatilhas de ponta não possuiam a mesma tecnologia encontrada hoje e sua fabricação era superficial, tornando difícil o equilíbrio nas pontas.
 
 
4- Pas de Deux do Lago dos Cisnes - 1940
Os bailarinos Beryl Grey e John Field em o Lago dos Cisnes
 
 

 

 
5- Aula em 1946
 
Se compararmos essa aula do vídeo com alguma atualmente, percebemos que a execução dos passos continuam a mesma, porém, houve uma mudança nas roupas e há uma maior amplitude dos movimentos.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário