sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grandes Histórias: Ana Botafogo

 
Foto: Reprodução /  Estadão
 
Ana Botafogo é um nome que representa a dança clássica brasileira. Nascida no Rio de Janeiro, sua iniciação na dança foi aos sete anos de idade. Porém, a sua carreira profissional começou na França, ao integrar o Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit. Lá teve a oportunidade de participar dos principais festivais de dança em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.

Foto: Reprodução / Mitang
 
Porém, o seu maior sonho era dançar nos palcos brasileiros e disseminar o balé clássico pelo país. Foi com esse objetivo que a carioca retornou ao Brasil em 1970, para ser a bailarina principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR). Anos depois, em 1981, se tornou a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A sua estreia no Municipal foi com o balé Coppélia, e desde então, Ana Botafogo tem interpretado os principais repertórios como O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.
 
Foto: Reprodução / Estadão
 
Por ser destaque no cenário da dança no Brasil, Ana recebeu convites para dançar em outros países como em Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional de Cuba, o Ballet Nacional da Venezuela e o Ballet del’Opera di Roma. Alguns de seus principais partners foram Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carreño, Alexander Godunov e Richard Cragun.
 
Foto: Reprodução / Forever Dança
 
Além de papéis importantes, a bailarina coleciona prêmios e homenagens da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com o título de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro, do Ministro da Cultura da República Francesa nomeando-a em 1997 como “Chevalier Dans L’Ordre des Arts et des Lettres” e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe-1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendador, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura no país, e em 2004 recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução / Ego
 
Com o seu carisma, Ana também já participou de uma novela da Rede Globo. Sua estreia como atriz foi em 2006 com "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, onde interpretava a professora de balé Eliza, filha de Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte, Ana Botafogo desenvolve projetos que estimulam os jovens bailarinos a amarem a dança através de palestras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário