quarta-feira, 30 de julho de 2014

Em busca da pirueta perfeita


 
Por trás de toda a arte que envolve o balé, a dança contemporânea, jazz e sapateado, existem cálculos sobre cada movimento. A execução da pirueta, termo utilizado para designar um passo em que uma ou mais voltas são feitas pelo corpo em uma perna, seja em meia ponta ou ponta, é regida basicamente pelas leis da mecânica. A inércia do giro depende da distribuição da massa do objeto em relação ao eixo de rotação. Ou seja, se o bailarino não estiver com o quadril encaixado, com uma estabilidade no corpo na preparação, com sustentação na perna de base, e com sincronia dos braços e marcação de cabeça, ele não terá sustentação para manter o giro.

 
A pirueta pode ser feita en dehors, en dedans, a la seconde, en attitude, en arabesque, e a técnica continua a mesma. O impulso determinará a quantidade de giros que serão dados, portanto é importante aliar o plié com os braços. A rotação deve acontecer a partir dos braços, nunca do tronco ou dos ombros. Além disso, a pirueta requer equilíbrio e verticalidade do corpo. O passé é realizado rapidamente, para que as pernas en dehors abram com mais facilidade, ajudando no giro.
O trabalho de preparação para a realização das piruetas depende dos exercícios básicos da dança clássica tendo como referencia a estrutura anatômica. Através da prática, o aluno compreende toda a sequencia do giro, ensinados nos primeiros anos de estudo, obtendo a coordenação entre equilíbrio, sincronia e força na realização do movimento.


Ao aprender como funciona o seu corpo, o aluno entende que, para executar uma boa pirueta, as articulações devem estar alongadas, as pernas de base estendidas, os dedos dos pés esticados, os ombros e braços em simetria e a coluna reta. Com o tempo, essas ações se tornam mecânicas e cada passo é executado automaticamente. Portanto, a repetição exerce um papel importante, cujo resultado é a realização de passos, sequências e coreografias com qualidade técnica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário